::cck::393::/cck::
::introtext::
O IPÊ vai promover, no dia 19 de julho, uma visita de monitoramento da área restaurada na Estação Ecológica (ESEC) Mico-Leão Preto (Euclides da Cunha Paulista/Teodoro Sampaio). A área, plantada pelo IPÊ no começo de 2018, por meio de um projeto do WWF e com apoio do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), receberá a visita de membros da comunidade e técnicos do Instituto, que irão falar sobre a restauração florestal ecológica realizada no local.
“É uma atividade de integração ser humano e natureza, com a finalidade de divulgar nossas ações na região, falar da importância da Estação Ecológica. Essa é também uma forma de buscar apoio comunitário para os plantios realizados e despertar o orgulho e reconhecimento do local como importante junto aos atores locais”, destaca a coordenadora de educação ambiental do IPÊ, Maria das Graças Souza.
O reflorestamento na ESEC é parte de um projeto sobre mudanças climáticas chamado Climate Crowd. Em 2017, o IPÊ realizou um levantamento na região, entrevistando 33 moradores e trabalhadores da área rural sobre a percepção deles a respeito do clima. Na pesquisa, os entrevistados associaram as mudanças do clima ao longo das últimas duas décadas com as mudanças percebidas na natureza como a falta de sazonalidade nas estações do ano, o desaparecimento e a mortalidade de espécies e o avanço de pragas. A partir desse diagnóstico, foram traçadas algumas estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas localmente, como o plantio de árvores.
DIA: 19/07/2018
HORÁRIO: 09:00
LOCAL DE ENCONTRO E ORIENTAÇÃO:
IPÊ – INSTITUTO DE PESQUISAS ECOLÓGICAS
Rua Ricardo Fogarolli, 387 – Vila São Paulo – Teodoro Sampaio-SP
Informações adicionais:
(18) 3281 6046 – paulo.machado@icmbio.gov.br
(18) 3282-3924 – gracinha@ipe.org.br
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::393::/cck::