Desde dezembro de 2023, a TP no Brasil, subsidiária da líder global em serviços empresariais TP, é parceira do IPÊ por meio da iniciativa “TP Amazônia – Sementes que Transformam”, que faz parte do Projeto Reflora, realizado pelo Instituto na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, em Manaus (AM). Esta iniciativa beneficia cinco comunidades entre indígenas e ribeirinhas com ações para a conservação da floresta local. São elas: Nova Canaã, Tatuyo, Bela Vista do Jaraqui, Santa Maria e Nova Esperança.
Os recursos da parceria com a Teleperformance atualmente apoiam o IPÊ na continuidade dos trabalhos com o viveiro comunitário, na realização de cursos sobre coleta de sementes, preparo de substrato, proteção e manutenção de mudas na comunidade de Nova Canaã. Os cursos, até o momento, alcançaram 20 pessoas.
Sobre o Reflora
O IPÊ atua na região do Baixo Rio Negro há mais de 22 anos, em especial na RDS Puranga Conquista (conheça os projetos). Ali, vivem 17 comunidades, cerca de 500 famílias. As ações do IPÊ na região valorizam a floresta em pé, contribuem com a segurança alimentar dessas comunidades e colaboram com a renda familiar, que, para 50% da população, é inferior a um salário mínimo.

O projeto Reflora nasceu inicialmente de uma ação piloto de restauração ecológica, bem-sucedida, em parceria com a TRUSS Cosméticos (Grupo O Boticário), que deu origem ao primeiro viveiro comunitário na RDS, em 2023, com capacidade inicial de produzir 4 mil mudas/ano que serão utilizadas na restauração florestal local com base em um plano participativo.
Com o investimento da Teleperformance, a expectativa é duplicar a capacidade do viveiro comunitário, atingindo 8 mil mudas ainda em 2024. Também será possível além de dar sequência aos trabalhos realizados na comunidade Nova Canaã, mobilizar as outras quatro comunidades indígenas e ribeirinhas que vivem na RDS, tanto na coleta de sementes quanto também nos plantios .