IPÊ é uma das instituições organizadoras do evento e desenvolve projeto relacionado ao tema na Amazônia. Encontro em Manaus pretende elaborar documento com recomendações e orientações para o envolvimento comunitário na atividade
Entre os dias 22 e 26 de setembro, será realizado em Manaus (AM) o Seminário Internacional de Monitoramento Participativo para o Manejo da Biodiversidade e dos Recursos Naturais. O evento, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), contará com a presença de representantes de iniciativas de monitoramento de diversos países.
O surgimento de iniciativas de monitoramento participativo tem sido frequente em todo o mundo, como uma tentativa de suprir a necessidade de levantamentos e manejo da biodiversidade e dos recursos naturais. Muitas delas se apoiam no envolvimento de pessoas que residem, usam esses recursos ou participam na gestão das áreas onde se desenvolvem os monitoramentos, geralmente provenientes de populações tradicionais. Este é o caso das comunidades da Reserva Extrativista do Rio Unini e do entorno do Parque Nacional do Jaú que atualmente monitoram quelônios aquáticos na Amazônia, via projeto do IPÊ, um dos apoiadores e organizadores do Seminário.
O envolvimento comunitário acontece por diversas motivações e por meio de mecanismos variados, alcançando resultados relacionados tanto à conservação da biodiversidade quanto ao empoderamento dos moradores locais. Apesar de variado, o protagonismo das populações vem se intensificando e gerando uma grande diversidade de iniciativas chamadas genericamente de monitoramento participativo. Por compreender o enorme potencial de contribuição para conservação da biodiversidade e para o desenvolvimento local, organizações de pesquisa, organizações não-governamentais e governos buscam formas de aprimorar e difundir as iniciativas monitoramento participativo no mundo todo.
Sobre os dias de seminário
O Seminário será realizado no Hotel Intercity Premium Manaus, composto de duas partes. Nos dois primeiros dias (22 e 23 de setembro) será realizado o 1o Encontro da Rede Internacional de Monitoramento e Manejo Participativo (Participatory Monitoring and Management Partnership – PMMP) com iniciativas identificadas. Nos três dias seguintes (24, 25 e 26 de setembro), acadêmicos reconhecidos internacionalmente, extensionistas, comunitários e representantes de governo envolvidos com iniciativas de monitoramento se reunirão para debater um tema emergente sobre o envolvimento local por dia e buscar o alinhamento técnico e político para promover o monitoramento participativo. A partir dos trabalhos dos participantes do Seminário, pretende-se elaborar um documento com recomendações e orientações para o envolvimento comunitário no monitoramento da biodiversidade e dos recursos naturais.
O Seminário tem suporte da Cooperação Alemã de Desenvolvimento Sustentável (GIZ) por encargo do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha (BMUB), Programa ARPA, Projeto Manguezais do Brasil, the Gordon and Betty Moore Foundation, Wildlife Conservation Society (WCS), IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) e Nordisk Fond for Miljø og Udvikling, com apoio do Secretariado da Convenção da Diversidade Biológica (CDB). Mais informações: Endereço: Rua Professor Marciano Armond, 544 – Adrianópolis. Manaus. http://www.simpar2014.eco.br/