Pular para o conteúdo
  • IPÊ
    • Sobre o IPÊ
    • Missão
    • Nosso Credo
    • Governança
    • Staff Senior
    • Ipeanos
    • Estratégias
    • Apoiadores e Parceiros
    • Prêmios
    • Imprensa
    • Onde Estamos
    • Nossos Resultados
    • Relatórios Anuais
    • Seja nosso Parceiro
  • Doe Agora
    • Doe Florestas
    • Por que doar?
    • Arredonde Suas Compras
    • Doe com PayPal ou Conta Corrente
    • Doações internacionais
    • Adote uma Espécie
    • Proteja o Sistema Cantareira
  • Notícias
    • Últimas Notícias
  • Projetos
    • Baixo Rio Negro
    • Nazaré Paulista
    • Pantanal e Cerrado
    • Sul da Bahia
    • Pontal do Paranapanema
    • Projetos Temáticos
      • Voluntariado para Conservação
      • Pesquisa e Desenvolvimento / P&D
      • Áreas Protegidas
      • Integração Escola e Comunidade
      • Projeto Escolas Climáticas
      • Paisagens climáticas
      • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • Negócios Sustentáveis
    • Marketing Relacionado a Causas
    • Cases de MRC
    • Modelos de Parcerias
    • Iniciativas para Doação
  • Soluções em Educação
    • Escas
    • Mestrado Profissional
    • Pós-graduação
    • Cursos de Curta Duração
  • Publicações
    • Flora Regional
    • Boas Práticas em UCs
    • Atlas Cantareira
    • Artigos Científicos
    • Séries Técnicas, Guias e Outros Materiais
  • Estatuto
  • Código de Ética
  • Parcerias Públicas
  • Fale Conosco
  • Português
Isadora Aguirra no Encontro Municipal de Agroecologia de Água Branca

Semana Agroecológica em Águia Branca

20 de outubro de 2025 Por Carol Campos

Nos dias 24 e 25 de setembro a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Águia Branca, integrante do Centro para Cooperação e Educação Socioambiental (CECSA-Clima), realizou atividades para o fortalecimento da agroecologia e da educação do campo no município.  Os eventos foram: Encontro Municipal de Agroecologia, Seminário de Educação Ambiental e Educação do Campo e o XV Concurso Horta Familiar Padre Domenico Salvador. As atividades uniram educadores, estudantes, representantes do governo estadual e municipal, instituições de pesquisa, sindicatos e comunidade escolar.  

Encontro Municipal de Agroecologia 

O encontro foi dividido em dois momentos. No período da manhã, se reuniram na Escola Municipal Comunitária Agroecológica (EMCA) João Quiuqui professores, diretora e membros Secretaria de Educação para uma roda de conversa. O tema foi como a escola têm trabalhado a agroecologia e os desafios a serem enfrentados. 

No período da tarde, o grupo se deslocou até a EMCA Fazendo Lacerda, para a segunda rodada de atividades. O tema do encontro foi “Agroecologia como prática pedagógica, educativa e social”. Nesse momento, também estiverem presentes professores e alunos de outras duas escolas, EMCA Fazenda Lacerda e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Ana Maria Carletti Quiuqui. 

A estrutura do evento se dividiu em momentos de diálogo, dinâmicas práticas e reflexões coletivas, de forma a aproximar conceitos teóricos da realidade cotidiana escolar e comunitária. Helena Ronchi, engenheira florestal, doutora em agronomia e etnobotânica e fundadora do projeto Biodiversidade PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) ministrou as atividades com os estudantes. 

Durante as atividades os participantes refletiram sobre estratégias de inserção da agroecologia no contexto escolar e comunitário; realizaram práticas lúdicas que evidenciem a interdependência dos elementos da natureza; pensaram em estratégias para lidar com os resíduos produzidos; falaram sobre manejo do solo e a importância de seu equilíbrio como ponto de partida para a saúde do ambiente. Também mostraram como veem a escola como espaço de transformação, com potencial de formar jovens críticos e comprometidos com o cuidado da terra. 

“O solo é um organismo vivo, que depende do equilíbrio entre todos os seus componentes para sustentar plantas, animais e seres humanos.” ressaltou Helena. 

Concurso Municipal de Horta Familiar  

No segundo dia ocorreu a premiação do XV Concurso Municipal de Horta Familiar. Esse ano a edição homenageou o padre Domênico Salvador, importante disseminador da agroecologia na cidade. O concurso envolve estudantes de todas as escolas municipais e suas famílias. Na edição desse ano, a horta familiar vencedora foi de um estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedra Torta. As hortas de mais três famílias de estudantes receberam prêmiações referentes ao segundo, terceiro e quarto lugar: EMCA Fazenda Lacerda e Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Barra da Jabuticaba.  

Foto frase Escola Municipal Comunitária Agroecológica João Quiuqui

Seminário de Educação no Campo e Educação Ambiental 

No período da tarde, as atividades tiveram continuidade na EMCA Fazenda Lacerda, reunindo representantes de todas as escolas do município. Também estiveram presentes representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Águia branca, Secretaria Estadual de Educação (SEDU) e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). 

O seminário teve início com a abertura de Maria Aparecida Quiuqui, Secretária Municipal de Educação. Maria Aparecida que falou sobre a proposta agroecológica das escolas municipais e seus principais desafios. As diretoras das escolas abordaram suas necessidades, como, por exemplo, materiais pedagógicos especializados em educação no campo. Lívia Israel Ferreira, diretora do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Águia Branca, ressaltou a necessidade de valorizar a cultura do campo. Destacou essa necessidade especialmente para o que o público jovem se sinta acolhido e orgulhoso de suas raízes, fortalecendo sua permanência frente ao êxodo rural.  

Isadora Aguirra, articuladora local do CECSA-Clima, fez a fala de encerramento da mesa. Isadora destacou a importância de eventos como esse, promovido pela Secretaria de Educação e da união entre todos os parceiros do CECSA-Clima para o fortalecimento da educação do campo no município. 

O Projeto Centro de Educação e Cooperação Socioambiental (CECSA-Clima) é financiado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).   

Categorias Notícias Tags CECSAclima
Sociedade Civil encaminha carta com contribuições à presidência da COP30 
Havaianas e Fundação Sol de Janeiro são parceiros na Casa IPÊ na COP30

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts Recentes

  • Projeto Escolas Climáticas lança plataforma com metodologia sistematizada que possibilita dar escala à iniciativa  
  • Como é planejado um corredor ecológico? 
  • Projeto Corredores de Vida formaliza grupo de trabalho para fortalecer protagonismo feminino na restauração florestal  
  • Casa IPÊ reforça a importância de trabalho integrado pela conservação da biodiversidade 
  • 02 de dezembro é Dia de Doar! 

Publicações

  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013

Categorias

  • Áreas Protegidas
  • Baixo Rio Negro
  • Boas Práticas
  • Cases de MRC
  • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • COP-16 Agenda
  • COP16
  • COP30
  • Cursos
  • Depoimentos
  • Doe
  • Home
  • Iniciativas para Doação
  • IPÊ
  • IPÊ
  • ipe em movimento
  • Não categorizado
  • Negócios Sustentáveis
  • Notícias
  • Paisagens Climáticas
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Pontal do Paranapanema
  • Projetos
  • Projetos Temáticos
  • publicacoes
  • ra.2022
  • Relatórios Anuais
  • Uncategorised
A implementação do kmspico em sistemas educacionais ou corporativos permite uma utilização mais racional dos recursos e apoia iniciativas de proteção ambiental. Você pode download ativador kmspico com segurança agora mesmo.

Onde Estamos

Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041

Mapa para o IPÊ
Escritórios
Ouvidoria

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin

Política de Privacidade
Programa de Privacidade
Políticas de Cookies

Termos de Uso | Estatuto
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: ipe@ipe.org.br

  • Português
kraken onion kraken darknet kraken tor
A implementação do kmspico em sistemas educacionais ou corporativos permite uma utilização mais racional dos recursos e apoia iniciativas de proteção ambiental. Você pode download ativador kmspico com segurança agora mesmo.