Suzana e Claudio Padua foram reconhecidos pela Câmara dos Vereadores de Teodoro Sampaio (SP) como cidadãos teodorenses. A cerimônia em homenagem ao casal e entrega do título foi realizada no dia 17/09, na cidade. Claudio foi representado por Eduardo Ditt, secretário executivo do IPÊ. A proposta desse reconhecimento foi feita pelo vereador Antonio Newton Ramos de Paula.
A homenagem se deve ao histórico de Claudio e Suzana nesta região do Pontal do Paranapanema. Na década de 80, o casal mudou-se do Rio de Janeiro para Teodoro Sampaio com os três filhos, devido às pesquisas de Claudio com o mico-leão-preto no Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD). No decorrer dos estudos ecológicos sobre a espécie, Suzana passou a liderar um trabalho de educação ambiental e envolver a comunidade na questão. O casal se estabeleceu na cidade, onde os seus filhos estudaram e onde também criaram uma base importante do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, organização que há mais de 23 anos trabalha promovendo não só a conservação do mico, mas da mata atlântica de interior ao qual a espécie pertence.
“É uma honra para nós recebermos essa homenagem. Temos muito orgulho e prazer em ser reconhecidos, e esse é um reconhecimento muito valioso também de nossa instituição. Não seríamos o que somos sem a equipe que temos. Com esse reconhecimento, o IPÊ sai daqui ainda mais fortalecido, ainda mais bonito”, disse Suzana.
Maria das Graças de Souza, coordenadora de projetos do IPÊ, também foi homenageada no evento em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos na cidade em prol da biodiversidade, envolvendo comunidades por meio da Educação Ambiental. Nascida em Teodoro Sampaio, a educadora dedica-se à atividade há mais de 25 anos. “Só tenho a agradecer por este reconhecimento da minha cidade. Me sinto muito feliz em fazer parte desse momento junto com todos vocês”, disse.
Audiência pública
No dia 18 de setembro, o IPÊ participou da audiência pública sobre arborização da principal via da cidade de Teodoro Sampaio, a avenida Cuiabá. O Instituto foi convidado para promover estudos e orientar o trabalho de planejamento junto com os atores envolvidos nesse contexto: sociedade, comerciantes, prefeitura e demais organizações.