Em breve, mais de 4 mil mudas de árvores nativas da Amazônia serão plantadas com objetivo de restaurar áreas degradadas e gerar no médio e longo prazo renda para as comunidades que vivem na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, no baixo Rio Negro, em Manaus (AM).
No último mês, a equipe do projeto esteve em campo na RDS, para a realização de atividades de plantio de 3 mil mudas nas propriedades atendidas. A expectativa é a de que até o final de abril, o projeto terá completado esse primeiro ciclo das mais de 7 mil. Com apoio das comunidades indígenas e ribeirinhas, a ação incluiu o deslocamento de mudas, a preparação do solo com correção de Ph, e o uso de técnicas específicas para cada área, considerando o histórico de atuação de cada família no uso da terra.
Durante esse período, a equipe ficou alojada em um barco, o que facilitou a movimentação entre os locais de plantio. Em alguns casos, foi necessário pernoitar nas localidades logo após as atividades, evitando os deslocamentos em horários de chuva intensa, quando o Rio Negro apresenta forte banzeiro (onda de rio) e os ventos são mais perigosos, tornando a navegação arriscada.

As ações seguiram o modelo participativo e contaram, além da equipe do REFLORA, com o envolvimento de comunitários das áreas atendidas. Os trabalhos geralmente iniciavam por volta das 7h30 ou 8h e se estendiam até entre 17h30 e 18h30, com pausas para o almoço.

A logística de deslocamento variou conforme as condições climáticas. Quando possível, a equipe seguia para a próxima área no fim do dia. Em dias de chuvas fortes, a saída era realizada ao amanhecer do dia seguinte, quando o céu estava mais limpo e as condições de navegação eram mais seguras.
As atividades fazem parte das ações contínuas do Projeto REFLORA na RDS Puranga Conquista, com foco na recuperação de áreas degradadas, por meio técnicas de restauração e do engajamento das comunidades locais.

A iniciativa é do IPÊ, financiada pelo edital de chamada pública de projetos de restauração – Floresta Viva. O Floresta Viva é uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES destinada a apoiar projetos de restauração ecológica nos biomas brasileiros. O edital 02/2023 tem o apoio do BNDES e Eneva S.A, SEMA, APCT, Natura e tem o FUNBIO como parceiro gestor.