O Projeto Centro de Educação e Cooperação Socioambiental (CECSA.Clima) foi convidado a integrar a Semana Tecnológica do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Águia Branca, uma iniciativa da escola agroecológica. Mais de 40 alunos participaram da palestra sobre Sistema Silvipastoril na escola e alguns acompanham a oficina de implementação do Projeto Paisagens Climáticas, ambos financiados pelo Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Durante a palestra, Ana Palmina, técnica extensionista do Projeto Paisagens Climáticas, ressaltou que a escola agroecológica é um potencial de transformação na região e falou sobre a importância do trabalho em parceria e da participação de alunos e educadores nas atividades do projeto. Palmina também explicou como é realizada a formação de corredores ecológicos, que possam conectar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e as Reservas Legais (RL) das propriedades rurais ao longo da paisagem. Um diagnóstico socioambiental está sendo realizado ao longo do corredor, que atualmente está em processo de modelagem por meio de técnicas de geoprocessamento.
O tema central do evento foi o ‘Sistema Silvipastoril: produção de leite a pasto e produção de leite orgânico’. Luã Veiga, especialista em Pecuária Sustentável, explicou o funcionamento do Sistema Silvipastoril e como esta técnica pode aumentar a resiliência da produção agropecuária frente às Mudanças Climáticas. O Sistema Silvipastoril é uma técnica que une a criação de animais (seja para corte ou leite) com a produção de madeira (Silvicultura). O pasto é divido em piquetes e os animais passam por um sistema de rotacionamento, para que o alimento seja aproveitado de maneira mais eficiente. Entre os principais benefícios estão o aumento da oferta de pasto durante a estação seca, a melhora da qualidade do leite, a redução de parasitas e dos custos de produção.
Veiga também apresentou os programas estaduais de incentivo à produção de leite no contexto da agricultura familiar e as possibilidades de acesso a assistência técnica e crédito rural. O consultor apresentou exemplos de implementação do Sistema Silvipastoril, através dos planejamentos realizados pelo projeto Paisagens Climáticas nas Unidades Demonstrativas do município.
No encerramento da atividade os próprios alunos fizeram uma entrevista com o consultor, trazendo suas principais questões, dentre as quais destacaram-se as possibilidades de comercialização da produção e mercado de trabalho. Os estudantes fizeram perguntas sobre como ocorre a atuação de um consultor, que vai desde orientações técnicas à implementação de Sistemas Produtivos Sustentáveis, já visualizando essa possibilidade de atuação após sua formação técnica em agroecologia.