A Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira INCAB/IPÊ realiza sua terceira campanha de captura de antas em Campo Grande (MS). A campanha ocorre entre os dias 22 e 29 de outubro no Parque Estadual Matas do Segredo, administrado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL).
Durante a semana, duas armadilhas de caixa, construídas em 2022, serão ativadas para capturar os animais. Uma vez capturados, os animais serão equipados com colares de rastreamento via satélite e terão amostras biológicas coletadas para estudar o estado de saúde das antas na capital sul-mato-grossense.
A atividade faz parte do Projeto Antas Urbanas, desenvolvido pela INCAB/IPÊ desde 2021. O objetivo é monitorar a espécie em Campo Grande, para avaliar sua ecologia espacial e saúde. Com os dados coletados espera-se desenvolver e implementar estratégias locais para a conservação da anta brasileira, espécie ameaçada de extinção no Cerrado, de acordo com a Lista Vermelha do Instituto Chico Medes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
“O Projeto Antas Urbanas começou porque víamos notícias na imprensa e recebíamos relatos sobre avistamento de antas em Campo Grande. Os locais em que estes avistamentos ocorriam, em alguns casos em regiões centrais da capital, foi o que mais nos chamou a atenção. Além disso, o Projeto surgiu para aproximar a população campo-grandense da INCAB, afinal é a cidade onde estamos sediados”, afirma a conservacionista e coordenadora da iniciativa, Patrícia Medici.
Desde o início do Projeto Antas Urbanas, a INCAB/IPÊ já recebeu cerca de 250 relatos de avistamentos na cidade. Apesar desse número, nada se sabe sobre a ecologia e saúde desses animais. Ao ver algum desses animais na capital, a população pode entrar em contato com a equipe do Projeto por meio das redes socias (@incab.brasil) ou pelo WhatsApp (67 99189-7817).