De 12 a 15 de março, foi realizado em Foz do Iguaçu (PR), o 39º Congresso da Sociedade Brasileira de Zoológicos e Aquários. Com o tema “Integração e Formação: Quem faz junto faz crescer”, o congresso reuniu profissionais especializados em fauna para a troca de experiências, com o objetivo de gerar oportunidades de capacitação, possibilitar intercâmbio de conhecimentos entre os zoológicos e instituições estrangeiras, de diferentes realidades.
Pesquisadores do IPÊ, cujos projetos possuem parcerias com zoológicos do Brasil e do exterior, estiveram presentes no congresso. É o caso do projeto “Tatu-Canastra” e do seu coordenador Arnaud Desbiez, que apresentou junto com a presidente da SZB Yara Barros, o encerramento da campanha “Tem Tatu Aqui”, realizada em 2014. A iniciativa contou com a parceria dos zoológicos brasileiros para ampliar o conhecimento do público sobre essa espécie emblemática, pesquisada pelo IPÊ no Pantanal, mas ainda pouco conhecida na natureza. Os zoos recebem cerca de 20 milhões de visitantes todos os anos e tem grande potencial de levar essas informações à população e aos turistas.
A campanha do tatu foi inspirada na Iniciativa Nacional para Conservação da Anta Brasileira, que realizou ação semelhante em 2013 para epécie, intitulada Minha Amiga é uma Anta. Este ano, no congresso da SZB, a coordenadora da INCAB Patrícia Medici marcou presença com um estande de produtos que divulgam o trabalho de conservação realizado no Pantanal e arrecadam recursos ao projeto. Camisetas, pingentes, fotografias também reforçam a imagem da anta brasileira como um animal extremamente importante na natureza e procuram cativar as pessoas a fim de desmistificar a ideia de que a anta é um animal sem inteligência.
A bióloga e coordenadora do programa de Conservação do Mico-Leão-Preto Gabriela Cabral Rezende também esteve presente, realizando palestra e discutindo questões pertinentes à conservação do primata junto a outros especialistas no evento “Histórico e perspectivas dos programas de conservação dos micos-leões do Brasil”. Durante o congresso, a pesquisadora também fez uma noite de autógrafos do livro “Mico-Leão-Preto: A História de Sucesso na Conservação de uma Espécie Ameaçada”.
Confira imagens do Congresso aqui.