Apoiar projetos de pesquisa, treinamento, intervenção rural e/ou produção de materiais educativos que contribuam com práticas de produção sustentáveis estão entre os objetivos centrais do Programa de Liderança da ELTI/YALE – Environmental Leadership Trainning Initiative da Yale School of the Environment, que no Brasil tem parceira com o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Com essa iniciativa, a parceria viabiliza que ex-alunos dos cursos encaminhem propostas de aplicação prática. Após uma seleção, os selecionados recebem mentoria e apoio financeiro para que os projetos saiam do papel. Na Bahia, o programa selecionou proposta dos participantes do curso de Adequação Ambiental e Produtiva em Propriedades Rurais, oferecido entre 2021 e 2022. Confira duas publicações viabilizadas por esse caminho:
Panorama da produção orgânica
Com a organização do Guia Bahia + Orgânico: selo orgânico passo a passo, Thiago Guedes Viana reúne desde o cenário atual da produção desse segmento, passando por políticas públicas, etapas da certificação, dados atuais do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, a Rota do Orgânico, cursos de formação técnica e superior em agricultura orgânica/agroecologia na Bahia, uma seleção das principais perguntas sobre produto orgânico e ainda fichas agroecológicas.
A expectativa é que o material oriente produtores, profissionais, pesquisadores, professores, estudantes, profissionais de instituições não governamentais, governamentais, além de lideranças de empresas e consumidores que desejam ampliar os conhecimentos sobre o setor. A publicação é assinada pelo Instituto Vivaverde e pelo Instituto Federal Baiano.
De acordo com o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura – CNPO – MAPA, existem cerca de 25 mil produtores orgânicos certificados no Brasil. A Bahia ocupa a 5ª posição no ranking nacional e 1ª no ranking da região Nordeste, com 1.512 produtores orgânicos certificados, apresentando crescimento de mais de 70% nos últimos dois anos.
Dados de drones como indicadores
Já com o desenvolvimento do Manual de Uso de Drone e sua Aplicação em Monitoramentos Socioambientais, Anna Raquel Nunes Sanchez orienta o uso e o processamento de imagens de drone como indicadores em áreas produtivas de quatro comunidades beneficiadas pelo projeto Desenvolvimento Ambiental para a Agricultura Familiar (DSAF). O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). As comunidades estão localizadas no município de Eunápolis/BA.
O público-alvo do Manual é formado por pesquisadores e técnicos que coletam dados nas comunidades. O projeto DSAF é realizado desde 2019 por meio de um acordo de cooperação técnica, científica e de inovação com Veracel Celulose.