A sigla COP quer dizer Conferência das Partes. A COP da Biodiversidade é um encontro mundial dos 196 países membros (e que, portanto, são “parte”) da CDB – Convenção da Diversidade Biológica, um tratado da ONU para estabelecer instrumentos internacionais para proteção do meio ambiente. Saiba mais sobre
A COP da Biodiversidade acontece a cada dois anos para discutir formas de assegurar a conservação da biodiversidade global. Visto que a perda de habitats e de biodiversidade no mundo se acelera a cada ano, as decisões estabelecidas nesses encontros têm sido cada vez mais significativas. Estima-se que as atuais taxas de extinção sejam hoje 35 vezes superiores às taxas prevalecentes nos últimos milhões de anos, na ausência de impactos humanos.
Confira como foi a COP15, última edição.
Quem participa da COP da Biodiversidade?
A COP da Biodiversidade é um espaço de decisão entre países. Quem participa dessas negociações são os Estados membros da Convenção sobre Diversidade Biológica e a União Europeia, representados por seus chefes de estado ou de governo ou ministros.
Mas não quer dizer que outros setores sociais não participem nas esferas de decisão, desde que os governos dos países abram espaço para sugestões aos seus planos de ação. Por exemplo, no Brasil, o IPÊ e outras ONGs participam das discussões sobre as metas de conservação da biodiversidade do Brasil, bem como faz contribuições no documento das metas globais. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima lançou audiências para ONGs, empresas, academia, povos tradicionais e indígenas para complementar suas metas de conservação da biodiversidade que serão apresentadas na próxima COP16. Saiba mais aqui.
A COP da Biodiversidade tem duração de duas semanas. Além das semanas de negociação entre as partes, em si, há espaço de participação para a sociedade civil, ONGs, lideranças indígenas e povos tradicionais, academia e empresas poderem expor suas ações, colocarem pautas de interesse para debate, além de um ambiente intenso de trocas, durante os eventos paralelos e reuniões relacionados aos desafios da conservação da biodiversidade no mundo. Um detalhe é que a participação de empresas se deu apenas a partir da última reunião, a COP15, em Montreal.
É possível acompanhar um pouco da COP da Biodiversidade online, como os discursos públicos, mas não as negociações.