Está agendada para 21 de setembro uma palestra sobre turismo sustentável para os moradores do Ariri (Cananeia – SP). Esta será a primeira atividade do novo projeto do IPÊ na região. Intitulado Mico Caiçara, Floresta Preservada & Gente Animada – é com Turismo e Arte que se Paga, o projeto está ligado ao programa integrado de conservação do Mico-Leão-de-Cara-Preta, que acontece no local desde 2005, com ações de pesquisa e envolvimento comunitário.
O novo projeto, que tem apoio da TAM Linhas Aéreas, pretende integrar conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável, utilizando o mico-leão-da-cara-preta como espécie bandeira, através do turismo sustentável e artesanato tradicional como via de negócios sustentáveis e inclusivos. Neste trabalho, o turismo sustentável se apresenta como estratégico para aliar conservação, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população. Nessa linha, o artesanato também é outra frente importante para geração de renda e incentivo a cultura local por meio da atividade.
As principais atividades previstas são: capacitações em turismo sustentável, corte-costura e educação ambiental; identificação de trilhas turísticas; consolidação de parcerias; aprimoramento do artesanato e criação de novos produtos. Além disso, está prevista a obtenção de maquinário de costura para a Associação dos artesãos de Cananeia (ARTECA) e capacitação de lideranças para gestão da ARTECA.