O IPÊ encerrarou em agosto o ciclo de cinco oficinas da etapa de planejamento participativo para o Plano de Manejo do Parque Municipal Fazenda do Carmo (na cidade de São Paulo). As oficinas tiveram a moderação de Marcelo Ribeiro, com o objetivo de envolver a população local e instituições governamentais e não governamentais, ligadas ao parque, para participarem ativamente do planejamento da Unidade de Conservação. Os dados e informações levantados nas oficinas irão subsidiar a construção dos produtos para o Plano de Manejo da UC.
Na primeira oficina foram apresentados os resultados da etapa de diagnóstico e iniciadas as atividades introdutórias ao planejamento. Do segundo ao quarto encontro foram discutidos os objetivos estratégicos, ações prioritárias e indicadores de acompanhamento dos programas de manejo. Já a quinta oficina resultou em uma proposta preliminar de Zoneamento Interno do Parque, Zona de Amortecimento e de Corredores Ecológicos para a região do entorno.
Criado em 12 de junho de 2003, o Parque do Carmo faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Parque e Fazenda do Carmo. A área é de grande importância: é um dos principais remanescentes de Mata Atlântica dentro do município, possui uma área de cerca de 450 hectares e um grande potencial para a realização de atividades de recreação e educação ambiental, devido sua localização em área urbana.