O IPÊ lamenta o falecimento de José Barahona, diretor, roteirista e realizador português. Quando o IPÊ ainda dava seus passos iniciais na caminhada pela conservação da biodiversidade brasileira, José e Carolina Dias filmaram os nossos projetos de forma generosa e extremamente profissional, emprestando seu talento e apoiando a causa. Essa dedicação e o carinho com que registraram nosso trabalho foram inestimáveis para nossa instituição, pois ajudaram a divulgar nossos trabalhos. Deixamos aqui a nossa gratidão a ele e à Carolina o nosso carinho a toda a família.
Carolina Dias e José Barahona
Na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, realizada em outubro deste ano, José estreou Sobreviventes, uma co-produção luso-brasileira. Em 2020, José participou da mesma Mostra com o documentário Nheengatu, realizado na Amazônia. A obra foi premiada nas esferas nacional e internacional. Entre os seus filmes mais conhecidos está Estive em Lisboa e lembrei de você, também uma co-produção luso-brasileira.
José formou-se em cinema em Lisboa e completou os estudos na Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, em Cuba, e na New York Film Academy, nos Estados Unidos.