::cck::657::/cck::
::introtext::
Por meio da INCAB – Iniciativa Nacional para Conservação da Anta Brasileira, o IPÊ está apoiando ações de combate aos incêndios no Pantanal. A área onde concentramos nossos estudos, ao sul do bioma, não foi afetada, mas estamos dando todo o suporte possível a outras áreas que sofrem. Mais de 20% do Pantanal já virou cinzas. Milhares de animais estão morrendo, inclusive antas, animal que estudamos e lutamos para conservar de diversas formas há quase 25 anos.
Nas últimas duas semanas, fizemos contato com pessoas e organizações que trabalham na linha de frente do combate a incêndios e resgate de animais, tanto no norte como no sul do Pantanal para identificar as melhores formas de apoiá-los. Assim, estamos ajudando da seguinte maneira:
- DISPONIBILIZANDO PROFISSIONAIS E CONHECIMENTO TÉCNICO
Muitas antas queimadas estão sendo resgatadas pelas equipes que estão em campo, que nos pediram apoio técnico para capturá-las, anestesiá-las e tratá-las. Em resposta a isso, enviamos todos os nossos manuais veterinários, orientações, protocolos de anestesia, checklists, orientações ex-situ, procedimentos laboratoriais. Também criamos um grupo Whatsapp incluindo nossa rede de veterinários de antas e equipes de experts em resgate de animais (veterinários, biólogos, tanto no campo quanto em universidades e centros de reabilitação de vida selvagem que recebem animais que precisam de cuidados adicionais). A ideia é que essas pessoas possam nos alcançar o mais rápido possível sempre que precisarem de ajuda com antas. Estamos nos colocando à disposição 24 horas nos sete dias da semana.
- LEVANTANDO DOAÇÕES PARA AJUDAR OS ANIMAIS E COMBATER O FOGO
PORTUGUÊS – https://ipe.org.br/adote-anta
INGLÊS – https://ipe.org.br/en/donate-now/donate-to-tapir
As equipes precisam desesperadamente de equipamentos e suprimentos veterinários. Eles estão fazendo o melhor que podem, com poucos recursos. Em resposta a essa necessidade específica, estamos levantando fundos – até o fim de outubro, o que for doado à INCAB será destinado ao combate desses incêndios e ajuda aos animais, via organizações que atuam diretamente nessa grave crise.
Vamos usar o recurso para compra de equipamentos veterinários que vão chegar até as equipes em segurança. Parte dos recursos arrecadados também será destinada para comprar equipamentos de combate a incêndio, incluindo equipamentos de proteção para bombeiros (como botas, calças, camisas, luvas, capacetes e óculos especiais para proteção dos olhos) e bombas de água, mangueiras de incêndio, pás, motosserras, sopradores de ar, cortadores de mato, etc. Obteremos o máximo possível desses itens.
Fotos ECOA – Ecologia e Ação
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::657::/cck::