Pular para o conteúdo
  • IPÊ
    • Sobre o IPÊ
    • Missão e Visão
    • Nosso Credo
    • Governança
    • Staff Senior
    • Ipeanos
    • Estratégias
    • Apoiadores e Parceiros
    • Prêmios
    • Imprensa
    • Onde Estamos
    • Nossos Resultados
    • Relatórios Anuais
    • Seja nosso Parceiro
  • Doe Agora
    • Proteja o Sistema Cantareira
    • Por que doar?
    • Doe Florestas
    • Arredonde Suas Compras
    • Doe por App e Clube de Vantagens
    • Doe em Conta Corrente
    • Adote uma Espécie
  • Notícias
    • Últimas Notícias
  • Projetos
    • Baixo Rio Negro
    • Nazaré Paulista
    • Pantanal e Cerrado
    • Pontal do Paranapanema
    • Projetos Temáticos
      • Voluntariado para Conservação
      • Pesquisa e Desenvolvimento / P&D
      • Áreas Protegidas
      • Áreas Urbanas
      • Análise de Serviços Ecossistêmicos
      • Integração Escola e Comunidade
      • Projeto Escolas Climáticas
  • Negócios Sustentáveis
    • Marketing Relacionado a Causas
    • Cases de MRC
    • Modelos de Parcerias
    • Iniciativas para Doação
  • Soluções em Educação
    • Escas
    • Mestrado Profissional
    • Pós-graduação
    • Cursos de Curta Duração
  • Publicações
    • Flora Regional
    • Boas Práticas em UCs
    • Atlas Cantareira
    • Artigos Científicos
    • Séries Técnicas, Guias e Outros Materiais
  • Estatuto
  • Código de Ética
  • Parcerias Públicas
  • Fale Conosco
  • Português

Linhas de crédito voltadas para negócios de impacto positivo socioambiental: confira o trabalho em desenvolvimento  por egresso da ESCAS  

21 de junho de 2022 Por Cibele Quirino

::cck::1034::/cck::
::introtext::

O economista Fábio Accunzo chegou à pós-graduação da ESCAS em Gestão de Negócios Socioambientais em um momento de transição profissional. “Eu trabalhava na área internacional de um grande banco, mas vinha pensando em mudar de área, estava interessado em saber mais sobre os negócios de impacto, mas ainda não tinha ideia de como atuar e naturalmente o curso me deu essa visão do mundo de impacto”, revela.

Cerca de seis meses após iniciar o curso, Fábio saiu do banco e abriu o próprio negócio. “Fundei a Ocean360, que atua basicamente com o que eu fazia no banco, financiamentos estruturados e para importação/exportação. O egresso revela que a mudança está no porte das empresas atendidas. “Enquanto no banco eu trabalhava com empresas de grande porte, na Ocean360, o público-alvo é formado pelas empresas brasileiras de médio porte, como químicas, petroquímicas, de papel, metalúrgicas, por exemplo. Estou voltado a esse perfil uma vez que as grandes empresas têm grande cobertura dos bancos e as pequenas não têm balanço para sustentar o crédito”, completa.

No momento, Fábio está ampliando a atuação da Ocean360 com a estruturação de linhas voltadas para negócios de impacto positivo socioambiental. “Temos parceira com uma empresa de assessoria e desenvolvimento de negócios que prepara empresas para a agenda socioambiental. De forma complementar, a Ocean360 desenvolve canais de captação de recursos junto a investidores locais e estrangeiros para clientes vinculados a projetos de impacto. Estamos fazendo as primeiras ofertas para clientes em busca de financiamento”, revela. Ao mesmo tempo, Fábio está desenvolvendo o plano de trabalho de um projeto socioambiental voltado à captação de recursos com empresas.

Economista especializado em gestão de negócios socioambientais 

Accunzo conta que chegou até a ESCAS/IPÊ após conhecer o trabalho realizado por Fábio Takara – também egresso – idealizador e fundador da Firgun – uma plataforma de empréstimo para moradores da periferia. Desde 2020, Accunzo é um dos investidores da Firgun. “A startup e o compromisso dos fundadores são fora de série, eles buscam levar acesso a crédito a empreendedores totalmente à margem do sistema financeiro. Comentei com o Fábio Takara que eu queria entender mais sobre o ecossistema de impacto, falar essa linguagem do mundo real e ele me disse que havia cursado a pós-graduação da ESCAS/IPÊ”.

Accunzo procurou mais informações sobre o curso e decidiu iniciar a especialização.  “Vi o currículo do curso, achei bem amplo e foi impulso. Naquele momento, eu não tinha certeza e acabou sendo super relevante, muito mais pela forma, porque enquanto a pós-graduação tradicional tem uma abordagem acadêmica e pouca prática (o que eu não iria aguentar no contexto da pandemia), o conhecimento prático, sem dúvida, é um grande diferencial da ESCAS”. 

Outra esfera prática das aulas é a Resolução de Desafios. Nesse módulo, os alunos são desafiados por pesquisadores do IPÊ e de instituições/ empresas parceiras que compartilham questões reais enfrentadas pelos projetos. Os alunos contam com duas semanas para apresentar em grupo possíveis resoluções para tais desafios. “Essa proposta é mais prática ainda, conhecimento puro”. 

Networking para a vida 

O economista revela que a rede de alunos está também entre os destaques da ESCAS. “O networking, sem dúvida, é um ponto positivo do curso. Quando tenho alguma questão para esclarecer ligo não apenas para os meus colegas de turma, mas também para antigos alunos, já conheci muitas pessoas e temos um grupo bastante ativo no WhatsApp”.  

 

::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::1034::/cck::

Categorias Notícias
Extensionistas falam como foi o curso da ESCAS/IPÊ e ELTI no Sul da Bahia 
Mestra pela ESCAS agrega valor à marca de café familiar e inicia o próprio negócio 

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts Recentes

  • Projeto “Educação, Paisagem e Comunidade” lança vídeo sobre resultados das ações no Espírito Santo
  • IPÊ lança 1º vídeo da série sobre voluntariado no Manejo Integrado do Fogo
  • Educador do Programa de Conservação do Mico-leão-preto realiza ciclo de palestras em escolas públicas de Teodoro Sampaio 
  • Staff Senior
  • Pesquisador do IPÊ participa de Curso de Translocação para Conservação da União Internacional de Conservação da Natureza 

Publicações

  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013

Categorias

  • Áreas Protegidas
  • Baixo Rio Negro
  • Boas Práticas
  • Cases de MRC
  • Cursos
  • Depoimentos
  • Doe
  • Home
  • IPÊ
  • IPÊ
  • Não categorizado
  • Notícias
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Pontal do Paranapanema
  • Projetos
  • Projetos Temáticos
  • publicacoes
  • ra.2022
  • Relatórios Anuais
  • Uncategorised

Onde Estamos

Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041

Mapa para o IPÊ
Escritórios

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin

Termos de Uso | Política de Privacidade | Ouvidoria
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: [email protected]

plugins premium WordPress
  • Português