Pular para o conteúdo
  • IPÊ
    • Sobre o IPÊ
    • Missão
    • Nosso Credo
    • Governança
    • Staff Senior
    • Ipeanos
    • Estratégias
    • Apoiadores e Parceiros
    • Prêmios
    • Imprensa
    • Onde Estamos
    • Nossos Resultados
    • Relatórios Anuais
    • Seja nosso Parceiro
  • Doe Agora
    • Doe Florestas
    • Por que doar?
    • Arredonde Suas Compras
    • Doe com PayPal ou Conta Corrente
    • Doações internacionais
    • Adote uma Espécie
    • Proteja o Sistema Cantareira
  • Notícias
    • Últimas Notícias
  • Projetos
    • Baixo Rio Negro
    • Nazaré Paulista
    • Pantanal e Cerrado
    • Sul da Bahia
    • Pontal do Paranapanema
    • Projetos Temáticos
      • Voluntariado para Conservação
      • Pesquisa e Desenvolvimento / P&D
      • Áreas Protegidas
      • Integração Escola e Comunidade
      • Projeto Escolas Climáticas
      • Paisagens climáticas
      • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • Negócios Sustentáveis
    • Marketing Relacionado a Causas
    • Cases de MRC
    • Modelos de Parcerias
    • Iniciativas para Doação
  • Soluções em Educação
    • Escas
    • Mestrado Profissional
    • Pós-graduação
    • Cursos de Curta Duração
  • Publicações
    • Flora Regional
    • Boas Práticas em UCs
    • Atlas Cantareira
    • Artigos Científicos
    • Séries Técnicas, Guias e Outros Materiais
  • Estatuto
  • Código de Ética
  • Parcerias Públicas
  • Fale Conosco
  • Português

Extensionistas falam como foi o curso da ESCAS/IPÊ e ELTI no Sul da Bahia 

20 de junho de 2022 Por Cibele Quirino

::cck::1032::/cck::
::introtext::

Entre julho de 2021 e abril de 2022, 15 extensionistas rurais, agentes que orientam agricultores com conhecimento em técnicas de campo, participaram do curso Adequação Ambiental e Produtiva em Propriedades Rurais, uma parceria entre IPÊ, a escola ESCAS e a ELTI, no sul da Bahia.

“Fiquei impressionada com o curso que trouxe abordagens muito atuais e a oportunidade de conhecer experiências de sucesso dentro da adequação ambiental a partir de soluções inovadoras.  O curso entrega o passo-a-passo da implementação, cada módulo traz o embasamento teórico, os entraves para execução, e como chegar à prática – informações enriquecedoras. As aulas síncronas (ao vivo) possibilitaram o contato da turma, a troca de experiências e a formação de uma rede de profissionais. O modelo híbrido favoreceu a participação de professores do exterior, o que reforçou as similaridades em relação aos desafios. A vivência de campo fechou com chave de ouro”, Priscila Valente Batista Neto, que atua na coordenação de projetos socioambientais no território da Costa do Descobrimento/BA.

ELTI BA MATERIA2 20220312 161422WEB

Estudantes aprendendo sobre balizamento de linhas alternadas de plantio em quincôncio (triângulos equiláteros). Crédito: Maria Otávia Crepaldi/IPÊ

“O curso foi muito proveitoso, as disciplinas sobre certificações, produção orgânica, extensão rural, assistência técnica, metodologias participativas atualizaram uma série de informações. Mesmo sendo online, o curso instrumentaliza muito bem como colocar em prática as ferramentas que aprendemos. Durante o módulo presencial, que foi muito rico em troca de experiências e conhecimentos em diversas áreas, também entre os participantes, tivemos inclusive a oportunidade de colocar em prática os aprendizados” Thiago Guedes Viana, assessor especial do Gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia. 

Os participantes têm agora a possibilidade de solicitar mentoria nas áreas de atuação do programa, nas frentes de aplicação prática no campo, participação em eventos e congresso e ainda orientação quanto ao desenvolvimento de peças de comunicação. A ELTI visa acompanhar o desenvolvimento desses trabalhos no longo prazo. 

Ampliação de conhecimento 

Dois técnicos extensionistas que atuam no projeto Semeando Água também participaram do curso. Paulo Roberto Ferro e Gustavo Brichi, pretendem compartilhar os aprendizados do curso no sul da Bahia com os produtores rurais beneficiários do Projeto Semeando Água, do IPÊ, na região do Sistema Cantareira, em São Paulo e Minas Gerais. 

“Vamos começar a implementar o sistema silvipastoril na região do Sistema Cantareira e o curso trouxe uma série de informações práticas, como por exemplo os desenhos/croquis dos sistemas como um todo; o que é uma informação-chave, além dos benefícios que vão além do número de animais por hectare, mas chegam também ao aumento do índice de proteína nas gorduras do leite e a melhoria na microbiota no solo”, destaca Gustavo Brichi, técnico extensionista no projeto Semeando Água/IPÊ. 

::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::1032::/cck::

Categorias Notícias
Formação de lideranças: IPÊ, ESCAS e ELTI estreiam parceria no sul da Bahia 
Linhas de crédito voltadas para negócios de impacto positivo socioambiental: confira o trabalho em desenvolvimento  por egresso da ESCAS  

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts Recentes

  • Conheça ações do IPÊ que contribuem com o SNUC 
  • SNUC comemora 25 anos 
  • Nova etapa do REFLORA fortalece autonomia das comunidades da Amazônia com curso de viveiros de mudas  
  • Saiba por que fortalecer a agricultura familiar é estratégico para a sociedade, a biodiversidade e o planeta 
  • Sexta ConsCiência destaca desafios e soluções no enfrentamento aos incêndios florestais 

Publicações

  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013

Categorias

  • Áreas Protegidas
  • Baixo Rio Negro
  • Boas Práticas
  • Cases de MRC
  • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • COP-16 Agenda
  • COP16
  • Cursos
  • Depoimentos
  • Doe
  • Home
  • Iniciativas para Doação
  • IPÊ
  • IPÊ
  • Não categorizado
  • Negócios Sustentáveis
  • Notícias
  • Paisagens Climáticas
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Pontal do Paranapanema
  • Projetos
  • Projetos Temáticos
  • publicacoes
  • ra.2022
  • Relatórios Anuais
  • Uncategorised

Onde Estamos

Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041

Mapa para o IPÊ
Escritórios

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin

Política de Privacidade
Ouvidoria

Termos de Uso | Estatuto
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: ipe@ipe.org.br

plugins premium WordPress
  • Português