A Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF Task Force) reuniu cerca de 40 profissionais no primeiro Workshop Piloto de Planejamento de Bioeconomia realizado neste mês (12 e 13), em Manaus/AM. O objetivo é avançar para o desenvolvimento de uma estratégica de bioeconomia integrada e sustentável para o Estado do Amazonas.
O grupo contou com especialistas de diversas áreas, três secretários de estado do Governo do Amazonas, pesquisadores, representantes de povos indígenas e comunidades ribeirinhas tradicionais, além do setor privado, de universidades nacionais e internacionais e da sociedade civil.
Claudio Padua, co-fundador do IPÊ e coordenador de bioeconomia no Instituto, integrou o grupo. “Participar do workshop foi uma experiência transformadora e enriquecedora. Juntos, compartilhamos uma visão comum: desenvolver a bioeconomia de forma sustentável, preservando a riqueza única da floresta e promovendo o bem-estar das populações que dependem dela”.
Durante os dois dias, o grupo iniciou um projeto de bioeconomia que pode servir como base para as políticas e investimentos necessários para fazer a transição do modelo atual para o proposto. Os participantes trabalharam divididos em cinco grupos de trabalho (síntese, resumo executivo, câmara de negócios, articulação política e parceria técnica).
Durante os próximos dois meses, o grupo seguirá trabalhando no projeto de documento de política de bioeconomia. O próximo encontro ocorrerá no final de outubro de 2023 para validar o documento em questão e obter informações adicionais de líderes governamentais, acadêmicos, empresariais e da sociedade civil.
A previsão é apresentar o plano de política de bioeconomia na 28ª Conferência das Partes (COP28) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima em Dubai, no início de dezembro de 2023.
A iniciativa tem apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e doação da National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, Norway’s International Climate and Forest Initiative (NICFI), além da parceria com o Governo do Amazonas, com Colorado School of MINES, University of Colorado Boulder, Universidade do Estado do Amazonas, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)/Bosque da Ciência e Aspen Network of Development Entrepeneurs (ANDE).