O IPÊ é uma das organizações beneficiadas pelo Fundo Comunitário do Airbnb, que vai conceder 190 mil dólares (aproximadamente mais de 1,1 milhão de reais) em doações combinadas a oito organizações sem fins lucrativos, indicadas com o apoio dos Clubes de Anfitriões no Airbnb em diferentes estados, incluindo São Paulo. Estes clubes independentes são formados por anfitriões no Airbnb em diferentes partes do país que se conectam online e pessoalmente para tirar dúvidas, compartilhar dicas e comemorar conquistas.
Através do Fundo Comunitário do Airbnb, a plataforma pretende fortalecer comunidades em todo o mundo, distribuindo 100 milhões de dólares para organizações até 2030.
No estado de São Paulo, o Clube de Anfitriões no Airbnb selecionou o IPÊ, em Nazaré Paulista, a Fundação 10 de Agosto, que atua em Bertioga, e o Instituto Verdescola, de São Sebastião.
“A doação do Fundo Comunitário do Airbnb é de grande importância para causas como a nossa. Em especial num momento crítico como o que estamos vivendo com relação às mudanças climáticas e perda de biodiversidade, que são os temas com os quais o IPÊ atua em diversos locais do Brasil por meio de cerca de 30 projetos. Acreditamos na soma de ações de diversas frentes para superar todos os desafios socioambientais que se impõem e fazer as transformações necessárias para um futuro melhor e mais justo para todos”. – Andrea Peçanha, coordenadora da Unidade de Negócios do IPÊ.
Para os anfitriões, segundo o Airbnb, esta é uma frente importante que reflete em todo o ecossistema no qual estão inseridos, uma vez que as mudanças climáticas, se não revertidas, poderão interferir diretamente no turismo. Portanto, participar ativamente destas iniciativas significa garantir a segurança ambiental e a melhor experiência para os hóspedes.
Graziela Valentim, representante do Clube de Anfitriões de Campinas e interior de São Paulo afirma: “Nossa meta é sempre impactar comunidades, envolvendo os anfitriões em ações e movimentos. Este é o aspecto mais emocionante da liderança no Clube: possibilitar que os anfitriões se encontrem com novas, atuais e relevantes ideias sobre o que podemos fazer juntos para mitigar as mudanças climáticas adversas, além de muitas outras”.
Por meio de iniciativas como essa, o Airbnb continua a investir nas comunidades onde atua, empoderando anfitriões e apoiando causas importantes para todas as partes envolvidas. O Airbnb espera continuar esse trabalho nos próximos anos.
Para saber mais sobre o Fundo Comunitário do Airbnb e os beneficiários do subsídio, visite o site do Fundo Comunitário do Airbnb.