O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas deu mais um passo para a construção de uma Estratégia Federal de voluntariado no Manejo Integrado no Fogo (MIF). O assunto é o tema do 2º Workshop do projeto Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo, realizado nos dias 14 e 15 de junho, na sede do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama, em Brasília. No evento, cerca de 60 participantes de 14 diferentes estados do Brasil, debatem sobre o cenário, a dinâmica e os desafios do voluntariado no MIF nos mais diversos biomas do país.
“O IPÊ acredita no voluntariado como estratégia de engajamento e participação da sociedade na conservação da biodiversidade e no enfrentamento aos desafios climáticos. A ideia do workshop, tanto a primeira edição, realizada em abril, quanto esta segunda, promovida hoje, é unir representantes do governo, da sociedade civil e dos voluntários, para dialogar sobre o cenário atual do voluntariado no MIF no Brasil. Isso é essencial para que seja possível construir uma estratégia que reconheça o impacto positivo dessas iniciativas, que valorize esses grupos e que contemple diretrizes de atuação”, afirma Angela Pellin, coordenadora do projeto Voluntariado no MIF, do IPÊ.
Além dos debates sobre a construção da Estratégia Federal do Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo, a programação contou com a apresentação dos resultados do diagnóstico sobre o voluntariado no MIF produzido pelo IPÊ, discussão sobre a padronização de conceitos, compartilhamento das experiências de voluntários e a explanação sobre o papel do poder público e sociedade civil nesse segmento.
Voluntariado no MIF
O workshop faz parte da agenda do projeto Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo – MIF, iniciativa que visa apoiar a estruturação de uma estratégia federal de voluntariado no manejo integrado do fogo no país. A ação tem uma abrangência nacional, com potencial de contribuição junto ao sistema de unidades de conservação (UCs) e seu entorno, terras indígenas e territórios quilombolas, além de elementos integradores de paisagem como reservas legais e áreas de preservação permanente, no âmbito das propriedades particulares.
O projeto é realizado pelo IPÊ em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Coordenação de Manejo Integrado do Fogo (CMIF) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Terceiro Workshop
Os debates sobre a construção de uma estratégia federal de voluntariado no Manejo Integrado no Fogo (MIF) continuam no 3º Workshop do projeto. O evento está previsto para 2023, na sede do Prevfogo, em Brasília.