O IPÊ prorrogou o prazo da pesquisa do projeto Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo – MIF até o próximo dia 14 de março. O formulário, disponível no link bit.ly/voluntariadomif, pretende identificar iniciativas de voluntariado voltadas para a prevenção e combate de incêndios florestais nas diferentes regiões do Brasil.
Segundo Angela Pellin, coordenadora do projeto, a prorrogação de prazo ocorreu devido ao aumento na demanda de preenchimento do questionário nos últimos dias. Até o momento cerca de 300 organizações já responderam ao formulário. Além de catalogar as iniciativas de voluntariado no MIF, a pesquisa também busca mapear os contatos de representantes desses grupos, que serão consultados em futuras etapas do projeto ao longo deste ano.
O Projeto “Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo – MIF” é coordenado pelo IPÊ em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, Coordenação de Manejo Integrado do Fogo (CMIF) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
A iniciativa tem como objetivo definir diretrizes e regulamentar uma Estratégia de Voluntariado no MIF no Brasil, a partir do levantamento de informações sobre atuação desses grupos, e com a participação de instituições governamentais e não governamentais, e de representantes de brigadas e de outros voluntários que atuam com prevenção e combate à incêndios no país.
Foto: Arquivo Brigada 1/Divulgação