No dia 23 de abril, um grupo de funcionários da Prefeitura de Nazaré Paulista participou da capacitação promovida pelo IPÊ em parceria com o Município. O curso levou informações como: a importância das florestas urbanas, as técnicas de plantios, os cuidados que devem ter com as mudas e a maneira correta de realizar as podas das árvores que compõem as áreas verdes da cidade.
No período da manhã a engenheira florestal do IPÊ, Patrícia Paranaguá, falou sobre a importância da floresta, principalmente em relação à produção e qualidade da água que chegam até os reservatórios do Sistema Cantareira. Em seguida, os funcionários e equipe da instituição e Prefeitura foram até a área do Recinto, na entrada do município, local que no passado sediava os rodeios e futuramente abrigará uma área verde, com trilha em meio a árvores nativas da Mata Atlântica.
O IPÊ será o responsável por orientar e acompanhar o plantio de 24 árvores que irão compor desta trilha, além de promover visitas guiadas de alunos da rede pública de ensino a fim de disseminar a importância biológica e cultural de algumas espécies ainda utilizadas na vida da população rural de Nazaré Paulista.
“Quando se perde uma floresta, perdemos espécies com importância histórica, que fazem parte da identidade cultural dessa região. Por isso nosso interesse em envolver as crianças no processo de conhecimento por meio da experiência, assim elas saberão o que seus avós sabiam. Dessa forma, aproximamos a floresta da realidade delas, possibilitando a construção de uma relação afetiva”, afirma Patrícia.
A equipe do IPÊ acompanhou o plantio das árvores, orientando a forma mais segura de garantir que essas espécies prosperem. Devido ao período seco, alguns cuidados se fizeram necessários como: a preparação do solo e aplicação de hidrogel (substância que garante que a árvore receberá água gradativamente).
“Estamos felizes com mais essa parceria com o IPÊ que trará benefícios a toda população, principalmente o envolvimento com as crianças, que aprenderão sobre as espécies nativas e levarão os ensinamentos para casa. Esse será um espaço de todos!”, comenta a Diretora de Planejamento Urbano, Lia Correia Avelino.
No mês de maio está prevista a primeira trilha ecológica no local, com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Monsenhor Afonso.