A pesquisadora do IPÊ, Gabriela Cabral Rezende, participou de reunião temática para avaliação do status de conservação dos mamíferos do estado de São Paulo, nos dias 19 e 20 de outubro, na Fundação Parque Zoológico de São Paulo.
A partir desse encontro entre especialistas e representantes de ONGs, universidades e governo, será organizada a lista vermelha das espécies do Estado.
Coordenadora do programa de conservação do Mico-Leão-Preto, Gabriela levou informações sobre essa espécie endêmica do Estado e tema dos estudos do IPÊ há mais de 30 anos. Além disso, contribuiu com informações sobre o mico-leão-de-cara-preta (do litoral paulista) e alguns dados sobre mamíferos que também ocorrem no Pontal do Paranapanema, em áreas de estudo do mico-leão-preto.
O grupo avaliou 236 espécies de mamíferos, entre elas, nove foram avaliadas pela primeira vez, por se tratarem de novos registros para o estado. Destas, cerca de 50 farão parte da lista vermelha que será publicada em 2017, junto com toda a fauna ameaçada do Estado.