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O projeto “Educação, Paisagem e Comunidade” iniciou na última semana de maio a aplicação dos PIP’s (Projeto Individual de Propriedades) em áreas modelos nos quatro assentamentos contemplados pela iniciativa do IPÊ e da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade.
Um dos objetivos desse projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D), que tem financiamento da Fundação Renova, é o engajamento e a preparação de mais de 100 propriedades que compõem os quatro assentamentos rurais localizados nos municípios de Alto Rio Novo e de Águia Branca, no Espírito Santo.
Os PIPs são implementados a partir da tecnologia social do IPÊ, que prioriza a elaboração de estratégias para o desenvolvimento rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade local, em harmonia com a restauração de paisagens e a conservação dos recursos naturais, contando com a participação e envolvimento de parceiros regionais.
Esses planejamentos de propriedades são realizados de forma participativa, através do diálogo constante com as famílias, atividades de integração comunitária e educação voltada à realidade do campo. Essa metodologia implica no fortalecimento da identidade local e apropriação dos assentados nas ações desenvolvidas e tomada de decisões, para que eles se identifiquem como atores fundamentais na conservação ambiental. É preciso despertar um novo olhar sobre a paisagem e as formas de lidar com a terra.
“Levar educação e tecnologia aos assentamentos rurais possibilita pensar uma maior igualdade no acesso à informação e no pensar coletivo de estratégias que possam gerar renda e maior qualidade de vida a essas famílias, ao mesmo tempo que o estudo das áreas prioritárias para restauração da paisagem local e proteção dos recursos naturais, auxilia na elaboração de ações futuras”, afirma Vanessa Silveira, educadora e mobilizadora local do IPÊ.
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