A segunda edição da Revista Boas Práticas na Gestão de Unidades de Conservação traz matérias que mostram como soluções simples podem ter grande impacto no dia-dia da gestão de áreas protegidas, e de que forma elas têm contribuído para a implementação e desenvolvimento das UCs Federais.
A publicação bilíngue (português/inglês) é uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e faz parte do projeto “Motivacão e Sucesso na Gestão de UCs”. Apoiada por Gordon and Betty Moore Foundation, parceiros de longa data para este projeto, a revista busca mostrar de que maneira problemas bastante comuns em UCs – como fogo florestal, mau uso do solo, invasões, caça e extração ilegais, entre outros – foram enfrentados a partir de inovações trazidas por gestores e parceiros dessas unidades.
São 36 casos sistematizados numa linguagem simples e direta com o objetivo de reconhecer o trabalho executado pelos gestores e também de ser um instrumento informativo e inspirador para outras UCs.
O pré-lançamento da revista acontece no dia 06 de outubro, às 16h, em Iperó (SP), na Acadebio (Academia Nacional da Biodiversidade), junto com mais de 80 gestores.