O Design da Mata, que tem como objetivo promover o artesanato e a economia local de comunidades da Amazônia, chega à sua quinta edição de Natal com 30 comunidades de artesãs beneficiadas e uma nova parceria com a designer de sapatos Paula Ferber, nos dias 4 e 5 de dezembro, na cidade de São Paulo.
Foi durante a viagem de imersão à Amazônia em setembro de 2015, liderada pelo IPÊ em parceria com o Design da Mata, que Paula conheceu o Design da Mata. “Esse foi nosso primeiro encontro, e foi muito especial, uma sintonia total de interesses e um dos encontros mais incríveis dos últimos tempos para mim”, conta Paula. “Lá pude estudar a aplicação de novos materiais nas minhas linhas, conhecer novas texturas, cores e pessoas que servirão de inspiração.”
Nascido com o objetivo de apoiar os trabalhos voltados para o desenvolvimento de comunidades ao redor do Brasil, o Design da Mata passou este ano a integrar a unidade de negócios do IPÊ. A cada edição, dissemina cultura através da comercialização consciente por meio da arte nas mais variadas manifestações, artesanais, artísticas e gastronômicas, proporcionando uma verdadeira imersão na história e vivência das comunidades por meio de produtos provenientes de diferentes biomas brasileiros como Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
Com uma marca que, assim como o Design da Mata, também exalta o trabalho handmade com matérias primas naturais, inspirada pela cultura brasileira e pela miscigenação de suas bases de formação – cultura e tradição indígena, europeia e africana -, Paula Ferber se uniu ao Design da Mata numa perfeita simbiose, que busca a valorização do trabalho do artesão brasileiro. A edição contará com peças das linhas de Macramê e Bichos Brasileiros da grife de calçados. Já o núcleo Design da Mata trará peças que misturam design e artesanato sustentável, produzidas com matérias-primas naturais e técnicas tradicionais de comunidades indígenas, caboclas e caiçaras, rurais e urbanas. Os produtos são confeccionados a partir de recursos da floresta, como a palha de tucumã, fibra de arumã, palha de milho, carnaúba, fibra de bananeira, madeira certificada, sementes, borracha, entre outros.
Aberto ao público!
Design da Mata
Rua Chilon, 276, Vila Olimpia
4 e 5 de dezembro
10h às 18h