Entre os dias 2 e 5 de dezembro de 2024, na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizada na BR-174, aconteceu I Capacitação Floresta Viva Amazonas. A iniciativa, promovida pelo Projeto Reflora, em parceria com o projeto Restauração Ecológica Produtiva, do Idesam, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA e a UFAM, reuniu cerca de 30 participantes para um treinamento que integrou teoria e prática em técnicas essenciais para a recuperação ambiental na Amazônia.
O curso abordou temas como identificação botânica, mapeamento de matrizes para coleta de sementes, implantação e manejo de viveiros florestais, além de restauração ecológica produtiva. Durante os quatro dias de atividades, os participantes também participaram de trabalhos de campo, onde puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais. O viveiro comunitário é estratégico para a produção de mudas que serão utilizadas na restauração florestal da própria RDS Puranga Conquista.
A capacitação é fruto da colaboração entre instituições que atuam em prol da conservação da Amazônia: o Projeto Reflora, conduzido pelo IPÊ, o projeto Restauração Ecológica Produtiva, realizado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – Idesam, Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, do INPA, e Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Além da formação de novos agentes para ações de restauração, a iniciativa fortalece a união entre diferentes organizações e projetos.
O Projeto Reflora conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Socioambiental, da Eneva e com gestão administrativa do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).