Dia 2 de Agosto de 2023. Hoje é considerado o Dia da Sobrecarga da Terra. O que isso significa?
O Dia da Sobrecarga da Terra foi criado para nos lembrar o momento em que a humanidade já consumiu todos os recursos naturais que o planeta pode renovar no período de um ano.
Quem mede esse índice é a ONG GFN – Global Footprint Network. Segundo a organização, essa sobrecarga tem influenciado ano a ano a crise climática, agravando secas e insegurança alimentar.
A natureza precisa de tempo para se regenerar após interferência. Um exemplo clássico é quando uma árvore é cortada e precisa, às vezes, de décadas para crescer novamente. Tudo tem o seu tempo. Nossos recursos naturais, porém, estão sendo utilizados de forma tão irregular ou insustentável, que a natureza não tem tido tempo de se recompor. A demanda humana devido ao consumo desses recursos é maior do que a oferta e isso está sobrecarregando a Terra.
Atualmente, a humanidade usa 75% a mais do que os ecossistemas do planeta podem regenerar – ou “1,75 Terras”. Nesse ritmo, estamos acabando com habitats de espécies e suas florestas, diminuindo a quantidade de recursos hídricos e a qualidade do ar que respiramos, além de agravarmos a crise climática. Caso o mundo não resolva esse problema, especialistas calculam que até 2030 seriam necessários dois planetas para sustentar a atividade humana, ou seja, não haveria capacidade do planeta de se regenerar.
O dia é um alerta não para o futuro, mas para o presente. As mudanças climáticas que enfrentamos atualmente mostram como já agravamos o problema.
Pressionar governantes pela implementação de políticas públicas que proteja os recursos naturais, repensar os excessos no nosso próprio consumo diário, e apoiar causas que trabalham pela conservação socioambiental são alguns caminhos importantes para minimizar esse impacto.