O voluntariado empresarial é uma tendência em expansão. Empresas de diversos setores encontram na Unidade de Negócios Sustentáveis, do IPÊ, a possibilidade de alinhar o desenvolvimento do voluntariado de colaboradores e parceiros com a conservação da biodiversidade.
Um exemplo é o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, visando a restauração florestal da região do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água de mais de 7 milhões de pessoas da região metropolitana de São Paulo, além de Campinas e Piracicaba.
No dia 7 de fevereiro, foi a vez da empresa CHEP realizar pela segunda vez a ação de voluntariado em área próxima ao reservatório Atibainha, no município de Nazaré Paulista, que integra um dos maiores sistemas de abastecimento de água do mundo.
A programação começou com uma apresentação institucional da coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis, Andrea Peçanha, sobre a história da instituição e os princípios da conservação da biodiversidade. Na sequência, o engenheiro florestal Paulo Roberto Ferro, do IPÊ, contou sobre os avanços e os desafios da região. Com o apoio da iniciativa privada, o IPÊ já plantou mais de 540 mil mudas na região. O déficit no Sistema Cantareira é de 35 milhões de árvores.
Crédito: Dejair Martins Jr.
Restauração florestal na prática
Os colaboradores e parceiros da CHEP realizaram o plantio de 200 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, como de paineira, ipê-roxo, embaúba, ingá, araçá, jequitibá-rosa, entre outras.
Crédito: Dejair Martins Jr.
Carla Pinheiro, analista de customer service da CHEP, comentou que essa foi sua primeira participação e que a vivência fez toda a diferença para entender o propósito da ação. “Eu não era engajada com a causa ambiental, sabia por alto de vídeos da internet, e só. Tudo aqui me surpreendeu bastante. Achei muito bacana entender que tudo é pensado e tem um porquê, ter tido a oportunidade de conhecer melhor o IPÊ e agradecer à CHEP pela preocupação em nos trazer informação, conhecimento e experiência sobre o tema. Até hoje eu nunca tinha nem pensado em plantar uma árvore” revelou.
Já a responsável pela área de responsabilidade social da rede de supermercados Confiança, (parceira da CHEP), Rosana Pereira, reforçou a necessidade de se conectar mais com a natureza, especialmente para quem vive nos grandes centros urbanos. “Essa foi uma grande oportunidade de conciliar o conhecimento teórico com a prática, e poder aplicá-los com dicas e orientações valiosas”. Rosana ressaltou também a importância de agir localmente objetivando deixar um mundo menos hostil para as próximas gerações.