Durante três horas, profissionais que atuam na área de educação e desenvolvimento humano, incluindo diretores, professores e funcionários de órgãos públicos, estiveram reunidos aprofundando o conhecimento de forma lúdica sobre os impactos e possíveis soluções para a crise climática. A oficina aconteceu durante o II Seminário de Educação Interdimensional, realizado em Uberlândia/ Minas Gerais, uma iniciativa do Instituto Alair Martins, braço social do Grupo Martins.
O encontro fez parte da programação do seminário que reuniu mais de 350 pessoas no início do mês de junho. O Mural do Clima teve todas as vagas preenchidas e mobilizou 50 pessoas – uma ação promovida pelo projeto Escolas Climáticas realizado pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, em parceria com IAMAR, com patrocínio da Petrobras Socioambiental e com colaboração do AWS Amazon.
O Mural do Clima é uma ferramenta didática criada na França em 2018 e já replicada em mais de 50 países. Nesse modelo de Oficina os participantes interagem por meio das provocações de um jogo de 42 cartas com informações científicas extraídas dos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o IPCC, na sigla em inglês.
Elcione Gonçalves, psicopedagoga, participou do Mural e revela que saiu da Oficina impressionada com o cenário atual e ainda mais interessada em buscar mais informação. “Minha expectativa era obter conhecimento científico sobre os impactos para o nosso planeta para replicar. Fiquei muito impactada, abalada psicologicamente mesmo, quando a facilitadora disse que no mês de julho já utilizamos todos os nossos recursos naturais que a Terra é capaz de renovar. Para o restante do ano é como se entrássemos no limite bancário e isso é apavorante. Gostei muito da didática com as cartas demonstrando a relação de causa e efeito sobre as mudanças do clima, pudemos debater e o objetivo da oficina não era mostrar o a caminho correto, mas refletirmos acerca de nossa postura, da nossa convivência, do nosso replicar. Sai da Oficina com muita vontade de ampliar meus conhecimentos sobre o tema”.
Andrea Pupo, coordenadora do projeto Escolas Climáticas e à frente do Mural do Clima durante o evento comemora a aplicação da ferramenta em um evento voltado para educadores. “Fiquei muito grata pelo convite para ministrar essa Oficina em um Seminário de Educação, afinal educadores são multiplicadores de conhecimento. Promover essa dinâmica é sempre muito interessante e quando ela acontece com um grupo de pessoas que não se conhece – como esse do Seminário – é impressionante como tudo fica mais diverso e logo o grupo já começa a estabelecer relações. O Mural até tem um gabarito, mas o mais rico, sem dúvida, é a vivência que o jogo possibilita. De forma lúdica, os participantes ampliam e muito o conhecimento sobre o tema, o formato de jogo possibilita que dúvidas sejam esclarecidas e os desafios e possíveis soluções aprofundados.”
Ludmila Monteiro de França, gerente executiva do IAMAR, celebra a realização de um segundo evento que vem se fortalecendo como referência na região. “Agradeço a cada um que aceitou nosso convite para enriquecer esse importante diálogo e celebrou conosco os 18 anos do IAMAR e os 70 anos do MARTINS. Já estamos na SonhAÇÃO para o próximo!”
Andrea Pupo destaca que ao que tudo indica essa foi a primeira vez que o Mural do Clima foi aplicado em Uberlândia. “Também faço parte do grupo de Facilitadores do Mural do Clima no Brasil e quando recebi o convite busquei por facilitadores na cidade para estarem junto e descobri que não há. A partir da Oficina do Seminário, ao menos 10 pessoas já demonstraram interesse para a formação de facilitador da ferramenta, o que também fortalece o movimento”.