Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Saiba mais

Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Pular para o conteúdo
  • IPÊ
    • Sobre o IPÊ
    • Missão
    • Nosso Credo
    • Governança
    • Staff Senior
    • Ipeanos
    • Estratégias
    • Apoiadores e Parceiros
    • Prêmios
    • Imprensa
    • Onde Estamos
    • Nossos Resultados
    • Relatórios Anuais
    • Seja nosso Parceiro
  • Doe Agora
    • Doe Florestas
    • Por que doar?
    • Arredonde Suas Compras
    • Doe com PayPal ou Conta Corrente
    • Doações internacionais
    • Adote uma Espécie
    • Proteja o Sistema Cantareira
  • Notícias
    • Últimas Notícias
  • Projetos
    • Baixo Rio Negro
    • Nazaré Paulista
    • Pantanal e Cerrado
    • Sul da Bahia
    • Pontal do Paranapanema
    • Projetos Temáticos
      • Voluntariado para Conservação
      • Pesquisa e Desenvolvimento / P&D
      • Áreas Protegidas
      • Integração Escola e Comunidade
      • Projeto Escolas Climáticas
      • Paisagens climáticas
      • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • Negócios Sustentáveis
    • Marketing Relacionado a Causas
    • Cases de MRC
    • Modelos de Parcerias
    • Iniciativas para Doação
  • Soluções em Educação
    • Escas
    • Mestrado Profissional
    • Pós-graduação
    • Cursos de Curta Duração
  • Publicações
    • Flora Regional
    • Boas Práticas em UCs
    • Atlas Cantareira
    • Artigos Científicos
    • Séries Técnicas, Guias e Outros Materiais
  • Estatuto
  • Código de Ética
  • Parcerias Públicas
  • Fale Conosco
  • Português

ESCAS-IPÊ inicia duas turmas de Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável

30 de junho de 202528 de setembro de 2021 Por Paula Piccin

::cck::861::/cck::
::introtext::

O ano letivo para os cerca de 30 profissionais que escolheram o Mestrado da ESCAS para aperfeiçoamento profissional começou em setembro. Por conta da pandemia, o curso terá módulos presenciais e online, o que permite a interação via vídeo (ao vivo) com colegas e professores.

A turma Nazaré Paulista que reúne profissionais de todas as regiões do país contou com aulas presenciais – seguindo todos os protocolos de segurança – na sede do IPÊ, em Nazaré.  A disciplina “Educação Ambiental, Ética e Aspectos humanos ligados à Sustentabilidade”, ministrada por Suzana Padua, fundadora e presidente, abriu a programação. Suzana trouxe à tona a importância da educação ambiental para quem atua com conservação da biodiversidade e compartilhou a própria experiência. “No início, o IPÊ era só ciência, mas logo percebemos a importância de transmitir o conhecimento, os valores, as nossas experiências para uma nova geração”, destaca Suzana.

Como forma de mostrar múltiplas vivências contou nessa aula com a participação de duas educadoras ambientais do IPÊ: Andrea Pupo, à frente dos projetos do IPÊ, em Nazaré Paulista, e Maria das Graças de Souza (Gracinha), que lidera dos projetos do IPÊ na área de Educação Ambiental, na região do Pontal do Paranapanema. Suzana também convidou para essa aula a consultora e educadora Débora Ricardo Bastos.

Já a turma da Bahia, uma parceria entre a ESCAS/IPÊ, o Instituto Arapyaú e a Veracel, teve início com uma semana de apresentações à distância. “Priorizamos com a turma da Bahia a integração entre os alunos e também com a instituição que escolheram para cursar o Mestrado e o IPÊ, já que a ESCAS é a frente de Educação do instituto”, explica Cristiana Martins, coordenadora do Mestrado Profissional da ESCAS. Todos os alunos da turma da Bahia contam com 80% do valor da mensalidade subsidiado pelos parceiros.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o IPÊ e a ESCAS direto da fonte, com a apresentação “História de uma Jornada pela Conservação da Biodiversidade no Brasil” de Claudio Padua, fundador do IPÊ e reitor da ESCAS. Claudio trouxe a história do IPÊ, que se mistura com a própria trajetória, o modelo IPÊ de conservação, cases de projetos, além de tendências de mercado. O reitor contou aos alunos sobre as atuais atividades que vem desenvolvendo e os aprendizados nesses mais de 30 anos dedicados à biodiversidade.

“Lá no início quando iniciamos, eu achava que se soubesse tudo tecnicamente, cientificamente sobre elementos da biodiversidade eu conseguiria fazer conservação. Mas em pouco tempo descobrimos que isso não era verdade, nem mesmo ser o expert da ciência seria o suficiente.  Conservação da biodiversidade envolve muitas variáveis (além da biodiversidade), como educação ambiental, conservação de habitat, envolvimento comunitário e desenvolvimento sustentável, conservação da paisagem e influenciar políticas públicas”, destaca Padua.

Para Cristiana Martins, coordenadora do Mestrado Profissional, começar o curso com a apresentação do Claudio é sempre inspirador. “Ele conta os bastidores de como o IPÊ começou, os aprendizados que foram essenciais para que tanto o IPÊ como a ESCAS avançassem. Algo que fica muito evidente na aula do Claudio é a importância das diferentes formações e vivências em prol da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável, quanto mais pluralidade, melhor”.

As aulas presenciais da turma Bahia serão realizadas RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel, em Porto Seguro.

Bolsas de Estudo 

Neste ano, além das duas bolsas de estudo do WWF/EUA – Programa Russel Train/Education For Nature (EFN) mencionadas nos editais, a ESCAS conseguiu oferecer mais seis bolsas aos candidatos, confira!

  1. Bolsa 100%: WWF/EUA – Programa Russel Train/Education For Nature (EFN) destinada a candidato proveniente dos estados da Amazônia Legal, ou países da Amazônia Andina.
  2. Bolsa 40%: WWF/EUA – Programa Russel Train/Education For Nature (EFN) destinada a quem desenvolver o Trabalho de Conclusão sobre os temas relacionados no edital.
  3. Bolsa 77%: Fundo de Bolsas
  4. Bolsa 50%: Fundo de Bolsas
  5. Bolsa 50% Fundo de Bolsas
  6. Bolsa 100%: ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
  7. Bolsa 50%: Grupo MIDAS
  8. Bolsa 50%: Projeto Semeando Água

::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::861::/cck::

Categorias Notícias
Relatório de Atividades traz o que de melhor fazemos pela conservação da biodiversidade
Educação e mobilização social para a mudança é foco de novo projeto no ES

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts Recentes

  • Intercâmbio entre agricultores da Amazônia fortalece o potencial das cooperativas para o desenvolvimento sustentável na região 
  • Participe do curso Restauração de Ecossistemas Florestais de Mata Atlântica na prática 
  • IPÊ debate bastidores, estratégias e resultados da educação ambiental no VIII Congresso Internacional em Manaus  
  • LIRA participa da Semana da Amazônia na Alemanha e reforça agenda de financiamento climático e bioeconomia
  • Fundo LIRA seleciona 53 projetos comunitários que fortalecem a conservação e o desenvolvimento sustentável na Amazônia

Publicações

  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013

Categorias

  • Áreas Protegidas
  • Baixo Rio Negro
  • Boas Práticas
  • Cases de MRC
  • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • COP-16 Agenda
  • COP16
  • Cursos
  • Depoimentos
  • Doe
  • Home
  • Iniciativas para Doação
  • IPÊ
  • IPÊ
  • Não categorizado
  • Negócios Sustentáveis
  • Notícias
  • Paisagens Climáticas
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Pontal do Paranapanema
  • Projetos
  • Projetos Temáticos
  • publicacoes
  • ra.2022
  • Relatórios Anuais
  • Uncategorised

Onde Estamos

Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041

Mapa para o IPÊ
Escritórios

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin

Política de Privacidade
Ouvidoria

Termos de Uso | Estatuto
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: ipe@ipe.org.br

plugins premium WordPress
  • Português