Seguem até às 17h do dia 29 de maio de 2026 as inscrições para o Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável – Turma Nazaré Paulista da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. As aulas terão início no segundo semestre.
Reconhecido pela CAPES e com nota 4 – em uma escala que vai até 5, o programa tem o objetivo de contribuir com a formação prática para subsidiar a tomada de decisão frente aos desafios socioambientais; seja na iniciativa privada, na esfera governamental ou no terceiro setor. A abordagem interdisciplinar viabiliza que graduados em qualquer área do conhecimento participem do processo seletivo.
No corpo docente estão profissionais que são referência em suas áreas de atuação e presentes na ponta da inovação socioambiental, tanto em projetos no terceiro setor, quanto na iniciativa privada e na esfera governamental.
Confira 10 motivos para fazer parte da turma 2026 do Mestrado Profissional da ESCAS
FORMATO DE CURSO
O Mestrado adotará o formato de curso modular, ou seja, mesclando aulas online e presenciais (respeitando a porcentagem estabelecida pela CAPES para esta modalidade de pós-graduação).
O curso contará com módulos temáticos, discussões e exercícios online, além de quatro módulos de aulas presenciais de campo, com visitas a projetos e ações de conservação e sustentabilidade. A presença dos alunos em campo tem como objetivo consolidar o conteúdo aprendido e estimular a interação com pesquisadores e redes da área.
O programa tem duração total de 24 meses e o início das aulas será em 31 de agosto, em Nazaré Paulista (SP).
Para esta turma, a ESCAS conta com subsídios externos de 50% no valor da mensalidade para todos os alunos, que será de R$ 1.600.
BOLSAS DE ESTUDO
Serão oferecidas aos alunos do Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável – Turma Nazaré Paulista 2026 quatro bolsas do WWF/EUA – Programa Russel Train/Education for Nature (EFN) e 12 da Fundação Sol de Janeiro.
PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo é composto por três etapas: 1. análise de documentos, incluindo Carta de Intenção, Carta de Recomendação e Ensaio; 2. Redação; 3. Avaliação oral por comitê de professores.
Os resultados serão divulgados em 30 de junho de 2026 e as inscrições devem ser feitas no site da ESCAS.