Pular para o conteúdo
  • IPÊ
    • Sobre o IPÊ
    • Missão e Visão
    • Nosso Credo
    • Governança
    • Staff Senior
    • Ipeanos
    • Estratégias
    • Apoiadores e Parceiros
    • Prêmios
    • Imprensa
    • Onde Estamos
    • Nossos Resultados
    • Relatórios Anuais
    • Seja nosso Parceiro
  • Doe Agora
    • Proteja o Sistema Cantareira
    • Por que doar?
    • Doe Florestas
    • Arredonde Suas Compras
    • Doe por App e Clube de Vantagens
    • Doe em Conta Corrente
    • Adote uma Espécie
  • Notícias
    • Últimas Notícias
  • Projetos
    • Baixo Rio Negro
    • Nazaré Paulista
    • Pantanal e Cerrado
    • Pontal do Paranapanema
    • Projetos Temáticos
      • Voluntariado para Conservação
      • Pesquisa e Desenvolvimento / P&D
      • Áreas Protegidas
      • Áreas Urbanas
      • Análise de Serviços Ecossistêmicos
      • Integração Escola e Comunidade
      • Projeto Escolas Climáticas
  • Negócios Sustentáveis
    • Marketing Relacionado a Causas
    • Cases de MRC
    • Modelos de Parcerias
    • Iniciativas para Doação
  • Soluções em Educação
    • Escas
    • Mestrado Profissional
    • Pós-graduação
    • Cursos de Curta Duração
  • Publicações
    • Flora Regional
    • Boas Práticas em UCs
    • Atlas Cantareira
    • Artigos Científicos
    • Séries Técnicas, Guias e Outros Materiais
  • Estatuto
  • Código de Ética
  • Parcerias Públicas
  • Fale Conosco
  • Português

ESCAS conclui a primeira edição de 2014 do curso “Viveiros e Mudas”

30 de janeiro de 2014 Por Paula

No último domingo, 26 de janeiro, mais uma edição do curso Viveiros e Mudas foi encerrado na ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. O curso é um dos mais procurados na escola e, só em 2013, 72 alunos foram capacitados.

Com um público bastante heterogêneo, o pesquisador Jefferson Lima, um dos professores e co-responsável pelo curso, fala sobre a grande procura por um curso com enfoque em criação de viveiros: “Eu e o Nivaldo (parceiro na construção das atividades), trazemos para o curso uma linguagem simples, com uma abordagem prática sem nos esquecermos de todo componente acadêmico e pesquisa aplicada.”

Além da excelência na dinâmica de ensino , Jefferson salienta que é preciso desconstruir alguns velhos hábitos para que um novo olhar surja, trazendo consigo o saber coletivo e a experimentação como “carros-chefes” deste propósito. Para a estudante universitária Ana Giordani, essa troca de saberes é fundamental. “O contato com pessoas de vários lugares e de níveis de conhecimento diferentes, nos ajuda a considerar mais de uma possibilidade para fazer o mesmo trabalho. Isso é enriquecedor”, disse.

De fato, a lista de espera para o “Viveiros e Mudas” é sempre longa, o que ratifica o trabalho dos professores no ensino de toda teoria e no incentivo à criação do próprio viveiro de cada participante. É o caso de Manoel Pereira, agricultor, que saiu entusiasmado das aulas. “É como eu disse aqui para o pessoal que trabalha comigo – Eu saí do curso com uma grande vontade de produzir mudas.”

Fique atento às novas datas e saiba mais: http://www.ipe.org.br/curso-viveiros-mudas

Categorias Notícias
IPÊ firma parceria com Prefeitura de Atibaia para planejamento de áreas verdes e arborização urbana da cidade
IPÊ realiza nesta semana o curso “Monitoramento Participativo da Biodiversidade em UCs”

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts Recentes

  • Fórum nacional promovido pelo IPÊ debaterá o voluntariado no Manejo Integrado do Fogo
  • Sistema Cantareira ganhará mais 100 mil árvores em 2023 do programa Raízes da União
  • Entenda como o Manejo Integrado do Fogo pode minimizar os riscos de incêndios florestais causados pelo desequilíbrio climático no Brasil
  • Projeto “Educação, Paisagem e Comunidade” lança vídeo sobre resultados das ações no Espírito Santo
  • IPÊ lança 1º vídeo da série sobre voluntariado no Manejo Integrado do Fogo

Publicações

  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013

Categorias

  • Áreas Protegidas
  • Baixo Rio Negro
  • Boas Práticas
  • Cases de MRC
  • Cursos
  • Depoimentos
  • Doe
  • Home
  • IPÊ
  • IPÊ
  • Não categorizado
  • Notícias
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Pontal do Paranapanema
  • Projetos
  • Projetos Temáticos
  • publicacoes
  • ra.2022
  • Relatórios Anuais
  • Uncategorised

Onde Estamos

Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041

Mapa para o IPÊ
Escritórios

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin

Termos de Uso | Política de Privacidade | Ouvidoria
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: [email protected]

plugins premium WordPress
  • Português