Com o tema #Unfuturoconvisioncomún, especialistas e membros institucionais se reunirão para debater e estabelecer estratégias-chave para a conservação e desenvolvimento sustentável. O Fórum é importante pois é um espaço de construção de um posicionamento regional a respeito dos temas que serão tratados no ano seguinte, no Congresso Mundial. Além disso, esse ano, acontece na semana anterior à COP da Biodiversidade, que também ocorrerá na Colômbia e será uma oportunidade para os membros construírem entendimentos e ampliarem sua articulação para a participação na COP.
O IPÊ é membro da UICN e junto com outras organizações membros organiza um evento para debater a crise da biodiversidade e eventos climáticos extremos. O evento acontece na terça-feira 15/10 e pretende discutir as principais contribuições das Organizações da Sociedade Civil brasileiras na mitigação dos mais importantes problemas deste milênio: a crise do clima e a perda acelerada de biodiversidade.
Angela Pellin, coordenadora de projetos do IPÊ e representante brasileira no encontro
“Certamente as OSCs brasileiras desempenham papel fundamental na contenção e enfrentamento dessas múltiplas crises que vivemos. O Brasil, como país detentor da maior biodiversidade do planeta, é protagonista em atividades de conservação de fauna e flora e tem grandes resultados para mostrar. O IPÊ, por exemplo, apoia mais de 70% das metas globais de conservação da biodiversidade com os seus projetos em quatro biomas no Brasil”, afirma Angela Pellin, coordenadora de projetos do IPÊ e representante brasileira no encontro.
As informações debatidas e os resultados devem subsidiar reflexões que serão levadas para a COP16, em Cali, Colômbia, junto com os resultados de outros debates ao longo da semana.
Comitê Brasileiro presente no evento da UICN