::cck::1091::/cck::
::introtext::
Nos países em desenvolvimento, de acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), 40% da força de trabalho no campo é constituída por mulheres. O protagonismo feminino vem ganhando espaço e tem modificado realidades inclusive na agricultura familiar.
Entendendo a importância feminina para o desenvolvimento sustentável no campo, o projeto Educação, Paisagem e Comunidade, realiza encontros entre mulheres para discutir desafios e oportunidades de desenvolvimento local, com o objetivo de apoiar as organizações locais e de fortalecer iniciativas de mulheres no campo. Em agosto, o evento aconteceu no assentamento Rosa de Saron, em Águia Branca (ES), com um grupo de 19 mulheres empreendedoras da Associação Rota das Paineiras.
“Fizemos um resgate da história do grupo para uma visualização das integrantes dos seus maiores desafios e conquistas ao longo tempo. Para finalizar, realizamos uma leitura de paisagem na área coletiva do assentamento para a identificação das expectativas das mulheres em relação às ações de restauração de áreas degradadas, APP’s e plantios de frutíferas para melhorias na produção, que podem ser desenvolvidas em parceria com o Projeto”, afirma Vanessa Silveira, responsável pelas ações de educação e mobilização social do projeto.
A associação Rota das Paineiras nasceu em 2011, fruto do projeto Sementes do Amanhã. Hoje, as mulheres produzem biscoitos, pães, artesanatos, como forma de geração de renda local, e que carregam ingredientes e cultura desta região que é estratégica na conservação socioambiental, especialmente por ser uma área de produção de água. Moradoras de sítios nos assentamentos, as mulheres compreendem a importância de se conservar a região e debateram juntas como podem contribuir para recuperação também da paisagem.
“O encontro foi importante para que elas saibam da importância do papel delas frente à transformação da paisagem local. Compreender que a conservação também pode agregar valor àquilo que elas produzem”, comenta Elisa Marins Maciel, moderadora do projeto e moradora do assentamento Rosa de Saron.
Após o encontro, o grupo vai desenvolver um planejamento de intervenção para a paisagem onde a associação está instalada.
O projeto Educação, Paisagem e Comunidade é uma realização da ESCAS/IPÊ com financiamento da Fundação Renova.
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::1091::/cck::