Projeto Flora Regional contribui com a iniciativa por meio da educação ambiental e informações etnobotânicas levantadas durante estudo
Na última quinta-feira, 26 de maio, alunos da Escola Municipal Monsenhor Afonso reconheceram muitas espécies de árvores durante a trilha urbana e interpretativa que foi inaugurada pela Prefeitura de Nazaré Paulista em parceria com o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, no antigo recinto de exposições da cidade.
A trilha teve como objetivo aproximar a população urbana de algumas espécies de árvores que são parte da história de vida dos moradores rurais, conforme o identificado pelo projeto Flora Regional. A ideia é também, por meio deste trabalho, disseminar os conhecimentos técnicos do IPÊ na construção de ambientes verdes, além de estimular as percepções em torno da importância das florestas urbanas, valorizando o “saber local”.
“A proposta da trilha veio ao encontro de uma vontade da Prefeitura de criar um parque onde a população pudesse desfrutar de um ambiente verde. A área da trilha abrigará, futuramente, a nova Prefeitura e com a parceria com o IPÊ conseguimos revitalizar um espaço e transformá- lo em um local de vivência e aprendizado”, comenta Debora Maria Alfonsi Balestreri, arquiteta da Prefeitura.
Assim, a proposta é que alunos e população de Nazaré Paulista desfrutem de um ambiente agradável e arborizado e possam conhecer, por meio da vivência, informações técnica-cultural de espécies que compõem a região e fazem parte da história do município e de muitos de seus habitantes. “Foi muito legal reconhecer algumas árvores que tem no meu sítio. Gostei tanto da trilha que vou pedir para o meu pai me trazer de novo para eu ensinar para ele tudo o que eu aprendi aqui hoje”, diz Lúcio Flávio de Oliveira Lourenço, aluno do 4ºano da escola Monsenhor Afonso.
Sobre o Flora Regional
O projeto Flora Regional é uma pesquisa realizada pelo IPÊ com apoio do JRS Biodiversity Foundation e IPEF – Instituto de Pesquisas Florestais, sobre espécies florestais do bioma Mata Atlântica, realizada no município de Nazaré Paulista e região. O trabalho multidisciplinar resultou na elaboração de uma lista com centenas de espécies nativas, dentre as quais 72 indicadas pelo seu potencial para obtenção de produtos. Tais dados estão disponíveis para consultas online (flora.ipe.org.br) a fim de: subsidiar o desenvolvimento de programas de restauração e de reflorestamento, inclusive em Áreas de Preservação Permanente; promover a diversificação no uso de espécies arbóreas nativas em áreas urbanas; envolver alunos da rede pública de ensino em atividades multidisciplinares ligadas à conservação ambiental e apontar possíveis lacunas de conhecimento sobre as espécies inseridas no banco de dados. O diferencial deste projeto é que, além da pesquisa científica, utilizaram-se também os instrumentos etnobotânico e histórico junto aos moradores da zona rural de Nazaré Paulista.