Mais de 250 alunos do Ensino Médio e do Fundamental de três escolas estaduais do município de Teodoro Sampaio, no extremo oeste paulista: Arthur Ribeiro, Salvador Moreno Munhoz e a João da Cruz Melão tiveram a oportunidade de conhecer o Programa de Conservação do Mico-leão-preto com a visita de Vinícius Alves, educador ambiental do Programa, às escolas neste mês. O Programa de Conservação do Mico-leão-preto é realizado há 39 anos na região.
Vinícius promoveu um ciclo de palestras que teve início com a história do Programa de Conservação do Mico-leão-preto, que deu origem ao IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, incluiu as pesquisas em andamento no Programa, ações de conservação aplicadas atualmente e ainda os bastidores e os desafios encontrados pela equipe no campo. Os alunos também conferiram de perto parte dos equipamentos utilizados nos procedimentos de captura, marcação (chip de identificação) e monitoramento de grupos de micos-leões-pretos (Leontopithecus chrysopygus).
O ciclo de palestras também foi acompanhado por 12 professores das escolas estaduais. Daniel Lourenço Emmerich, professor da escola Arthur Ribeiro, conta como iniciativas como essa contribuem para as discussões em sala de aula. “A palestra do Vinícius sobre a importância do mico-leão-preto para a conservação da biodiversidade abordou o papel do pesquisador, incluiu como foi a redescoberta de uma espécie que era considerada extinta e esclareceu uma série de dúvidas dos alunos. Levar até os estudantes a questão da conservação ambiental na prática auxilia muito, nós professores, em disciplinas como ciência, química, biologia, história, geografia; que afinal fazem parte desse cotidiano da conservação ambiental. A ação realizada pelo Vinícius norteou de maneira tão positiva nossos alunos que eles já estão perguntando quando o pesquisador estará de volta a nossa escola”. Mais escolas de Teodoro Sampaio já manifestaram interesse em receber o biólogo para apresentação sobre a mesma temática.
Ao final de cada palestra, o educador entregou para o professor da escola envolvido na ação uma versão teste de um “jogo de cartas estilo trunfo do mico-leão-preto”. O jogo tem como objetivo promover o conhecimento da fauna local por meio de atividades lúdicas.