As cerca de 700 pessoas que participaram da 15ª edição do Ecoswim, uma disputa de natação com revezamento, contribuíram juntas com R$ 25 mil que serão destinados ao IPÊ. O evento é uma iniciativa da equipe de natação Wetrats da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Neste ano, o Ecoswim foi realizado em novembro (12), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo.
O valor que será destinado ao viveiro-escola do IPÊ, em Nazaré Paulista (SP), representa parte do total arrecadado com as inscrições. A outra parte do recurso será utilizada para viabilizar o evento do próximo ano.
O viveiro-escola do IPÊ produz mudas que são utilizadas para a restauração do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de mais de 7 milhões de pessoas, da região metropolitana de São Paulo, além de Campinas e Piracicaba.
A parceria entre IPÊ e Ecoswim é fruto do trabalho realizado pela Unidade de Negócios Sustentáveis do IPÊ. Em 2024, já está programada a visita de representantes da POLI-USP ao viveiro-escola e à sede do IPÊ. O objetivo é reforçar essa parceria que acontece desde 2007 e planejar novidades para as próximas edições.