No dia 08 de novembro, foi realizada a sétima edição do Ecoswim, uma competição de natação beneficente organizada pela equipe de Natação da Escola Politécnica da USP, que reverte o dinheiro das inscrições para o projeto “Nascentes Verdes, Rios Vivos”, do IPÊ. A quantia arrecadada é utilizada para plantio de árvores em áreas localizadas na região do Sistema Cantareira e, como recompensa, os nadadores levam uma muda de árvore para a casa, doada pelo Instituto.
Neste ano, o evento aconteceu no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, em Santo André, e contou com a participação de mais de 300 pessoas de grupos, clubes e academias. Cada equipe de até 10 pessoas se revezou nadando durante 55 minutos e alcançaram, juntas, mais de 115 mil metros nadados. A maior metragem dentro desse tempo determina a classificação e a equipe vencedora.
Aluno do primeiro ano na Poli-USP, Renan Prandini, 18 (foto), participou como voluntário no evento e também nadou junto com uma equipe da atlética da Universidade. “Eu gosto de nadar e sou da equipe de natação. Mas estou aqui muito mais pela causa do meio ambiente do que pelo esporte. Vi o site do evento e o vídeo sobre o Ecoswim e me interessei muito, por isso vim ajudar na organização e também colaborar com o IPÊ”, conta ele, que pretende dar continuidade ao evento ao longo dos próximos anos.
A primeira edição do Ecoswim foi realizada em 2007. A ideia de organizar um evento beneficente que envolvesse a natação surgiu a partir de uma experiência positiva na organização da edição brasileira do “World Swim Against Malaria” por parte dos integrantes da equipe de natação da Poli-USP. Decidiu-se por abraçar a causa ambiental que sempre foi relevante e vem tomando proporções maiores a cada ano.
“Eu adoro o evento! Além de divertido e de poder chamar os amigos para um dia diferente, tem uma causa socioambiental que é super importante. É uma forma de poder colaborar”, diz Leon Boucher, 21, ex-atleticano da Poli-USP. A muda de pitangueira vai para o sítio de uma das amigas, em Cabreuva (SP).
O Ecoswim 2014 teve patrocínio da MPD e apoio da Pro Swim, Sol Sandálias, Bom Sinal e a Prefeitura de Santo André. O evento também aconteceu com a doação de pessoas físicas em sistema de crowdfunding, por meio do site O Pote.