Evento apresentou novidades, como o primeiro App do mundo exclusivo para a iniciativa, e contou com a presença de grandes nomes da filantropia nacional
São Paulo, setembro de 2015 – O brasileiro não tem o hábito de doar. Pelo menos é o que apontou a última pesquisa do World Giving Index, que monitora mais de 100 países em todo o mundo. Para ajudar a inverter essa tendência foi criado o Dia de Doar, que já conta com 700 parceiros e teve sua edição de 2015 lançada na última quarta-feira, 16, no Centro Cultural Itaú. Ainda de acordo com World Giving Index, o Brasil ocupa a 90ª colocação entre os 135 países estudados no ranking.
O evento contou com a presença de grandes nomes da filantropia nacional, entre eles André Degenszajn, secretário geral do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), Marcelo Furtado, diretor executivo do Instituto Arapyaú e Joana Ribeiro, responsável pelo desenvolvimento institucional da Associação Acorde e líder do Movimento por uma Cultura de Doação.
“As pessoas foram às ruas protestar contra a destinação dos impostos, da forma como o governo conduz o dinheiro arrecadado. Então, a população pode dar um voto de confiança para as ONGs, doando recursos para que elas o destinem da melhor forma possível. A crise também traz esse olhar, de aproximação com a realidade do outro, com a dificuldade do outro. São janelas que podem ajudar a impulsionar a cultura de doação no país. Com um pouco de cada um, é possível arrecadar milhões”, afirmou Marcelo Furtado durante o evento.
Com o objetivo de levar o tema da filantropia para frente, o Dia de Doar é uma grande campanha que mobiliza as redes sociais, criou um mapa interativo em seu site para que os parceiros possam ser identificados em todo o país, e agora conta com um aplicativo desenvolvido pela empresa Fábrica de Aplicativos, anunciado durante o evento de lançamento. O App tem o intuito de facilitar o acesso à informação, respondendo às perguntas mais comuns: como fazer parte, como ajudar e onde se inscrever. Este é o primeiro aplicativo para celular e tablets feito para o Dia de Doar entre os países participantes desde a criação da campanha, em 2012, nos Estados Unidos, com o nome Giving Tuesday.
Ainda durante o evento de lançamento, porta-vozes de instituições parceiras e do próprio movimento apresentaram novidades e metas do Dia de Doar de 2015, fizeram discursos incentivando a filantropia em geral e convocaram os presentes a compartilharem e impulsionar a cultura de doação.
Para mais informações acesse o site http://www.diadedoar.org.br/
Sobre o Dia de Doar
O Dia de Doar é uma iniciativa global que surgiu em 2012 nos EUA em contraponto ao consumo excessivo gerado nas festas de final de ano e ao dia de descontos “Black Friday”. O movimento incentiva a filantropia por meio de uma campanha nacional que utiliza redes sociais e um site interativo para disseminar a ideia. Está presente em países como Alemanha Austrália, Singapura, Israel e Irlanda. No Brasil, foi realizado pela primeira vez em 2013. – www.diadedoar.org.br
(Fonte: Dia de Doar)