O Projeto Centro de Educação e Cooperação Socioambiental (CECSA-Clima) atua na criação de uma rede para o fortalecimento da agroecologia, educação ambiental climática, agricultura familiar, geração de renda a partir da conservação da biodiversidade e redução dos impactos das Mudanças Climáticas na região dos Pontões Capixabas. Conheça os parceiros que estão construindo o CECSA-Clima em uma área classificada como Área Suscetível a Desertificação (AsD).
Escola Comunitária Agroecológica João Quiuqui

A Escola de Águia Branca, atende cerca de 100 alunos de família de pequenos agricultores do município e do assentamento XVI de abril com ensino infantil e fundamental. As famílias são produtoras principalmente de café, cacau, pimenta e gado. A parte diferenciada do currículo é o ensino de Ciências Agropecuárias, que busca valorizar os conhecimentos da agricultura familiar e levar práticas agroecológicas para a comunidade. Na escola, a educação ambiental, além de unir os conteúdos da base curricular, também se conecta à realidade dos estudantes.
Agroecologia como solução para redução dos impactos das Mudanças Climáticas
A agroecologia é trabalhada na Ciência Agropecuária, que conta com disciplinas eletivas voltadas a sustentabilidade. Há também disciplinas voltadas a educação familiar e estudos orientados em matérias de base. As disciplinas curriculares abordam as Mudanças Climáticas através de reportagens e de vivências práticas. A escola passou por escassez de água, que afetou não apenas o abastecimento, mas também a renda das famílias.
Além disso, a escola possui uma trilha, inaugurada em 2023, voltada ao contato e estudo da natureza. Os relatos de alunos e professores são de bem-estar e acolhimento. No caminho há uma barraginha, onde a água da chuva fica armazenada e mantém o solo úmido. Atividades diversificadas acontecem no terreno da escola. Os alunos estudam os diferentes cultivos na horta, que integram a merenda escolar. Também praticam artesanato, eletivas voltadas a culinária, rodas de leitura, de conversa e tutorias, tudo realizado ao ar livre.
Educação e Cooperação entre escola e comunidade
Ao integrar o CECSA-Clima a escola deseja participar de palestras e formações que possam ampliar a visão de professores e estudantes. E, dessa forma, valorizar a educação do campo, para que os alunos possam aprender ainda mais.

A última atividade desenvolvida pelo IPÊ em parceria com a escola foi uma palestra sobre Sementes Crioulas. A ação foi uma preparação para o Seminário de Sementes Crioulas, que seria sediado na EMCA João Quiqui. Isadora Aguirra, articuladora local do Centro, fez uma palestra junto a outras integrantes do IPÊ explicando a trajetórias das sementes, sua diferença das sementes convencionais, a importância delas para a conservação da biodiversidade e da soberania alimentar e o papel dos guardiões dessas variedades.

O Projeto Centro de Educação e Cooperação Socioambiental (CECSA-Clima) é financiado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).