19 instituições que integram o Centro de Educação e Cooperação Socioambiental pelo Clima (CECSA-Clima) passaram por um treinamento para elaboração de projetos e captação de recursos. A partir do treinamento organizações locais, escolas, sindicatos e gestores públicos fortaleceram a autonomia, sustentabilidade financeira e capacidade de atuação continuada no território. O curso teve três edições, uma em cada município de atuação do projeto: Águia Branca, Alto Rio Novo e Pancas. A realização descentralizada da formação garantiu a representatividade territorial e ampliou o alcance da escuta junto às organizações locais.

Durante as formações as instituições participantes identificaram prioridades relativas aos desafios socioambientais, institucionais e produtivos. Essas informações irão subsidiara consolidação de um Projeto Executivo do CECSA-Clima alinhado às necessidades reais do território. As principais demandas levantadas foram a estruturação da gestão institucional do CECSA-Clima, preservação e recuperação de nascentes, estruturação da cadeira de restauração ecológica e fortalecimento de estratégias territoriais voltadas a gestão de resíduos sólidos.
Nos momentos práticos e participativos, os participantes se dividiram em grupos temáticos e já colocaram em prática os conteúdos trabalhados, dando início a construção de projetos. As propostas desenvolvidas foram apresentadas em plenária e discutidas em uma dinâmica de “clínica de projetos”, com contribuições técnicas e estratégicas por parte da facilitadora Caroline Kerestes. As propostas apresentadas se tornaram subsídios para a consolidação de um Projeto Executivo do CECSA-Clima, alinhado às demandas reais das organizações e do território.

Ações prioritárias e plano de trabalho
A atividade reforçou a importância de processos formativos que integram formação técnica, escuta territorial e articulação interinstitucional para a construção de uma atuação perene, integrada e territorializada. O Plano de trabalho coletivo para o CECSA-Clima nos próximos quatro anos elencou como eixos temáticos: produção agroecológica e saberes tradicionais (sementes crioulas e meliponicultura nas escolas); paisagens resilientes e sustentáveis (manejo do solo, prevenção de erosão, prevenção de queimadas, restauração ecológica e ações de adaptação climática); programa de conservação de nascentes e recursos hídricos (mapeamento, monitoramento e recuperação participativa, criação de coletivos socioambientais e climáticos nas escolas, construção de indicadores); educação ambiental para multiplicadores; projetos-piloto de adaptação climática e restauração ecológica (mapeamento, apoio técnico e estruturação de viveiros); articulação com escolas e comunidades; estruturação de rede de sementes (produção de sementes nativas da Mata Atlântica para restauração e agroecologia, multiplicação de sementes crioulas para produção alimentar, banco comunitário, gestão e distribuição).

Próximos Passos
O CECSA-Clima, atualmente desenvolvido nos municípios de Águia Branca, Alto Rio Novo e Pancas, passará a integrar a Rede Capixaba de Agroecologia e Sociobiodiversidade, por meio do Programa Ecoforte. Com essa ampliação, o projeto será expandido para os municípios de Santa Teresa, São Roque do Canaã, Linhares e Colatina, fortalecendo a agroecologia e as redes territoriais no Espírito Santo.
O Projeto Centro de Educação e Cooperação Socioambiental (CECSA-Clima) é financiado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).