Dois projetos criados pelos alunos do Mestrado Profissional da ESCAS são semifinalistas do Desafio “Reinventando a Aprendizagem”, da Fundação LEGO em parceria com a Ashoka Changemakers. O edital tem o objetivo de buscar inovações na área educacional por meio de atividades mais lúdicas e criativas, considerando critérios como Inovação, Impacto Social e Sustentabilidade.
Os projetos surgiram a partir de uma disciplina do curso chamada Resolução de Desafios, que fornece aos alunos uma ponte real entre desafios da sociedade e o conhecimento acessado por eles no mestrado. Para cada turma um caso/desafio real da área socioambiental é proposto ao grupo de mestrandos para que eles elaborem uma solução ao desafio durante o semestre de aulas.
Um dos trabalhos semifinalistas foi realizado pela turma de 2014, de Nazaré Paulista. O desafio proposto pela ESCAS foi o de interagir com os professores da rede municipal de Nazaré Paulista e propor o uso interdisciplinar dos dados do projeto “Água Boa” no conteúdo escolar. O projeto do IPÊ, apoiado pelo Fehidro, tem como um dos objetivos levantar dados sobre água, resíduos sólidos, florestas urbanas e esgoto do município de Nazaré Paulista e transmitir isso aos professores da rede pública, para que tais temas ambientais sejam trabalhados com os alunos em sala de aula. Após diagnósticos e reuniões com os professores, os mestrandos decidiram inovar e produziram um material didático em forma de jogos, para ser usado pelos professores em diversas matérias e com os dados gerados pelo projeto.
O outro projeto semifinalista é o da mestranda da turma do Sul da Bahia, Deborah Pizzato. Professora de ensino médio na área de Ciências, Deborah decidiiu estruturar seu Trabalho de Conclusão do mestrado com suas experiências em sala de aula. Para isso, está desenhando um manual de atividades lúdicas e interdisciplinares para o Ensino Médio.
“Estes são alguns exemplos do que temos sonhado e conseguido realizar na ESCAS, unindo teoria e ações práticas para transformar nossa sociedade”, comemora Cristiana Saddy, coordenadora do Mestrado da ESCAS.