::cck::641::/cck::
::introtext::
Na próxima quarta-feira, 02 de setembro, às 19h, a ESCAS/IPÊ – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade realizará mais um encontro dos Diálogos da Conservação com o tema Voluntariado para a Conservação da Biodiversidade, no YouTube do IPÊ. Ative as notificações para acompanhar!
No bate-papo, gestores de Unidades de Conservação, profissionais que atuam nas Unidades de Conservação, voluntários, e demais interessados vão conhecer os desafios, os avanços e o futuro do voluntariado nas UCs.
Mais de 200 Unidades de Conservação e Centros de Pesquisa participam do Programa de Voluntariado do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O encontro celebrará também o Dia Nacional do Voluntariado comemorado na sexta-feira (28 de agosto). O Programa que teve início em 2009 conta com 30.000 voluntários cadastrados.
Unidades de Conservação e Centros de Pesquisa
No encontro, duas gestoras de Parques Nacionais com realidades distintas, vão compartilhar a experiência de cada UC com o voluntariado. Tatiane Lima, analista ambiental do Parque Nacional Mapinguari, localizado entre os estados do Amazonas e Rondônia, no bioma amazônico, e Viviane Pacheco, do Parque Nacional da Tijuca, do Rio de Janeiro, da Mata Atlântica.
Para trazer a discussão sob o ponto de vista dos Centros de Pesquisa, o encontro contará também com o analista ambiental Elivan Souza, do CEMAVE/ICMBio – Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves.
O panorama mais amplo será abordado por Adriane Papa, do Serviço de Apoio ao Programa Voluntariado (SEVOL/ICMBio) e por Angela Pellin, pesquisadora do IPÊ e coordenadora do projeto MOSUC – Motivação e Sucesso na Gestão de UCs, iniciativa que dá suporte ao Programa de Voluntariado do ICMBio. O tema deste Diálogo da Conservação é um desdobramento do projeto MOSUC, desenvolvido pelo IPÊ em parceria com o ICMBio e com apoio da Fundação Gordon and Betty Moore.
Participantes:
Angela Pellin (IPÊ)
Pesquisadora e coordenadora de projetos no IPÊ é autora de vários livros sobre Unidades de Conservação, entre eles o “Unidades de Conservação – Fatos e Personagens que fizeram a História das categorias de Manejo”. Atualmente coordena o MOSUC – Motivação e Sucesso na Gestão de Unidades de Conservação Federais e projetos sobre planos de manejo de Unidades de Conservação (UCs).
Adriane Lobato Papa (SEVOL/ICMBio – Serviço de Apoio ao Programa Voluntariado)
Pós-graduada em gestão pública, é técnica administrativa no Serviço de Apoio ao Programa Voluntariado (SEVOL/ICMBio).
Elivan Arantes de Souza (CEMAVE – Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Aves Silvestres/ICMBio)
Analista Ambiental do ICMBio, no Centro Nacional de Pesquisa para a Conservação das Aves Silvestres, é ornitólogo e tem experiência com a gestão de projetos socioambientais. Está no ICMBio desde sua criação em 2007. Licenciado em História, especialista em Geografia: Gestão territorial e ambiental e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Tatiane Rodrigues Lima (Parque Nacional do Mapinguari/ICMBio)
Analista Ambiental no NGI – Núcleos de Gestão Integrada de Porto Velho (RO) ICMBio. Bióloga e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
Viviane Lasmar Pacheco (Parque Nacional da Tijuca/ICMBio)
Analista ambiental no Parque Nacional da Tijuca, a Unidade de Conservação mais visitada do Brasil. Médica veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Iniciou a carreira no IBAMA em 2002 na Floresta Nacional de Carajás (Pará), passou pelo ICMBio Brasília (DF) e pela Reserva Extrativista Arraial do Cabo (Rio de Janeiro).
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::641::/cck::