O Dia de Doar é um grande movimento para promover a doação no Brasil e em vários países. Essa é uma mobilização global que promove uma sociedade mais generosa e solidária, por meio da conexão de pessoas com causas e faz isso celebrando o prazer e o hábito de doar.
No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. Hoje, esse movimento conta com mais de 55 países participando oficialmente e ações sendo realizadas em mais de 190.
Nos Estados Unidos e alguns outros países, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças, dos Estados Unidos (o Thanksgiving Day).
Essas datas foram importadas para o comércio brasileiro também. E o Dia de Doar foi estabelecido após esses eventos para aproveitar que as pessoas fizeram suas compras nos dias promocionais, (que incentivam o consumo) e estão mais propensas a doar o que têm em excesso. Mas se engana quem pensa que o Dia de Doar é licença para consumo exagerado. Já falamos sobre o que o consumo em excesso causa na nossa biodiversidade e no clima, e não é nada legal. Consumir com consciência é o primeiro passo para equilíbrio socioambiental #ficaadica
O movimento é muito mais!
Mas o que, na verdade acontece neste dia?
O movimento convida as pessoas, empresas ou organizações a, neste dia, fazerem doações a causas socioambientais ou ainda fazer alguma ação para estimular a doação a essas causas. É o despertar de uma corrente do bem J
É para que cada um de nós, as empresas ou organizações onde trabalhamos despertemos o olhar para a importância de fazer uma doação financeira, apoiando uma causa – e não apenas neste dia, mas para que isso se torne um hábito.
Quer saber sobre o quanto é importante doar recursos para causas que impactam a nossa sociedade, como a causa socioambiental defendida pelo IPÊ?
A doação de recursos financeiros é de grande importância para organizações sem fins lucrativos como o IPÊ. Os trabalhos do Instituto, que alcançam cerca de 15 mil pessoas todos os anos, só são possíveis por meio de parcerias e doações. Isso permite que a instituição possa ter sustentabilidade, possa manter equipes e realizar seus trabalhos de restauração, educação ambiental, pesquisa, mobilização de comunidades, entre outros, em prol da biodiversidade brasileira. Por isso é tão relevante o apoio contínuo das pessoas e não apenas pontual.
A doação é uma forma de qualquer pessoa se sentir parte de uma ação socioambiental. Porque, vamos combinar, às vezes é muito difícil conseguir participar de atividades em prol das florestas, como plantar árvores, não é mesmo? Ao doar, você ajuda o IPÊ a realizar essa tarefa.
E não é só o IPÊ, claro. Há diversas organizações para quem você pode doar e incentivar cada vez mais pessoas a fazer o mesmo. Ser um doador é estimular e reconhecer a importância das Organizações da Sociedade Civil para todos nós, que batalham pelos Direitos Humanos, Saúde, Educação, Meio Ambiente, entre tantas outras causas urgentes.
Como eu posso participar?
Milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a doação compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais. Faça sua parte também: doe e publique, incentivando mais pessoas!
O IPÊ também estará aceitando doações:
Eu quero salvar as florestas do Brasil!
Mais sobre o movimento
Quem organiza e lidera a mobilização é a ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos em parceria com o Instituto Mol. O Dia de Doar é realizado como parte do Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia.