A Unidade de Negócios Sustentáveis do IPÊ completou 20 anos em 2023. A iniciativa hoje se consolidou como uma área de inovação em parcerias na instituição, com projetos que se tornaram referência tanto para o terceiro setor quanto para áreas de sustentabilidade e ESG de empresas.
Desde 2003, por meio da UNS, o IPÊ realizou mais de 30 parcerias institucionais e dezenas de campanhas que reverteram em benefícios socioambientais diretos e contribuíram para alavancar a visibilidade da causa em todo o Brasil e em outros países.
A criação da unidade aconteceu em um momento de mudança no cenário nacional com relação aos apoios a projetos socioambientais como os do IPÊ. Além disso, o crescimento da instituição e expansão para outros biomas além da Mata Atlântica, incentivaram a busca por novas dinâmicas de captação de recursos sem restrição, que permitissem o desenvolvimento a partir do investimento em áreas estratégicas como a profissionalização de negócios sustentáveis com comunidades para comercialização de produtos, as parcerias de Marketing Relacionado a Causas (MRC) e a Comunicação Institucional.
“O início só foi possível por conta de um apoio fundamental da Fundação Avina, que acreditou em nossa proposta inovadora, apresentada por Suzana Padua, presidente do IPE e líder da organização. O investimento aportado foi exclusivamente para o fortalecimento institucional, que garantiu a profissionalização da área e contratação de pessoas e a formação de uma base que nos deu segurança para avançar”, conta Andrea Peçanha, coordenadora da UNS, que esteve à frente da criação do setor.
A implementação de um núcleo inovador, entretanto, teria desafios tanto internamente como externamente. “Era algo novo para a organização, fora do seu escopo de atuação até o momento, então exigiu uma certa dose de audácia e persistência das lideranças envolvidas. A posição e apoio da diretoria e de alguns integrantes do Conselho foram essenciais para que conseguíssemos superar a resistência de parte do staff, garantindo que as parcerias seguiriam critérios, que acompanhariam nossa missão e nossos valores, sendo de fato relevantes para a nossa causa”, comenta Andrea.
Ainda em 2003, a UNS dá início à parceria com o Grupo Martins, de Uberlândia, que culminou na doação do barco Maíra I, a primeira doação empresarial da organização. No ano seguinte, o IPÊ concretiza a sua primeira parceria de Marketing Relacionado a Causas, com Havaianas. A parceria dá origem à coleção Havaianas-IPÊ, que se torna um caso de sucesso. São 19 anos em que a marca está junto com o IPÊ. Até hoje, já foram produzidas 21 coleções, retratando 57 espécies nativas da fauna brasileira. A venda das sandálias tem 7% do lucro líquido revertido ao IPÊ. Até 2022, isso significou mais de 10 milhões de reais repassados, que são utilizados no fortalecimento da instituição. A parceria é um caso de sucesso sobre como desenvolver parcerias intersetoriais e como o apoio a causas gera valor para todos os envolvidos.
Na esteira dessa grande parceria e com o crescimento do envolvimento do setor privado em causas socioambientais, outras empresas passaram a desenvolver ações em conjunto com o IPÊ: Danone, Faber Castell, Nespresso, Movimento Arredondar, Bimbo, Correios, entre outros, fazem parte deste portfolio. A iniciativa de MRC Danoninho para Plantar, do Brasil, foi reconhecida como case de sucesso na França e o estudo sobre Serviços Ecossistêmicos, feito em conjunto com a Danone foi premiado como iniciativa inovadora de sustentabilidade pela revista Exame.
Nesta linha do tempo, você acompanha os parceiros do IPÊ por meio da Unidade de Negócios.
Nesse caminho, os aprendizados eram constantes tanto para a organização quanto para os parceiros. “Foi uma grande inovação. Trabalhar em conjunto com o setor privado, significava uma maior aproximação para a construção de parcerias estratégicas, por meio de um formato e uma linguagem mais direta e usual do setor empresarial que precisamos nos adaptar. Ao mesmo tempo, as empresas passaram a entender a operação de uma ONG, o tempo dos projetos, que muitas vezes é o tempo da natureza, além de passarem a olhar para a biodiversidade com uma visão mais estratégica e de envolvimento”.
Além das parcerias empresariais, a UNS desenvolve projetos junto a comunidades para ampliar a geração de renda local, auxiliando na profissionalização de empreendedores e comercialização de seus produtos. Exemplos como esse são os projetos Costurando o Futuro, Café Agroflorestal (originado do projeto Café com Floresta, a partir do projeto de Sistemas Agroflorestais do Pontal do Paranapanema) e, mais recentemente, o Navegando Educação Empreendedora na Amazônia, em parceria com o LinkedIn. Ao todo, as ações beneficiam diretamente 30 famílias
“Levar educação e capacitação para o mercado sempre foi um dos papeis da UNS. Temos visto bons resultados com essa iniciativa, que apoia empreendedores e seus negócios sustentáveis, contribuindo com a regeneração florestal e o menor impacto na biodiversidade. Sem contar, que contribui com a valorização das culturas locais”, diz Andrea.
De 2021 a 2023, a UNS renovou os projetos que já estavam em andamento e ampliou a frente de captação de recursos com campanhas de doação junto a pessoas físicas. Já em 2024, o IPÊ prepara uma grande celebração dos 20 anos de Havaianas-IPÊ.
“Temos muito a celebrar em 20 anos de UNS. O IPÊ é hoje uma organização muito mais conhecida do que era há 20 anos, e isto também se deve a estruturação de um trabalho de comunicação iniciado pela Unidade. Fomos vanguarda em muitos sentidos e isto, de certa forma, nos tornou uma referência em parcerias com o setor privado, especialmente por meio de MRC. Contribuímos de forma significativa para o fortalecimento da marca IPÊ, com ações diferenciadas, alcançando públicos diferentes que não chegaríamos de outro modo”.
Para o futuro, Andrea acredita que o potencial de ampliar os parceiros pela causa socioambiental é ainda mais elevado frente à crise climática enfrentada atualmente e que precisa da resposta de empresas, suas marcas e participação de seus consumidores pela mudança e colaboração com projetos socioambientais, que possam apoiar ações de enfrentamento.