Pular para o conteúdo
  • IPÊ
    • Sobre o IPÊ
    • Missão
    • Nosso Credo
    • Governança
    • Staff Senior
    • Ipeanos
    • Estratégias
    • Apoiadores e Parceiros
    • Prêmios
    • Imprensa
    • Onde Estamos
    • Nossos Resultados
    • Relatórios Anuais
    • Seja nosso Parceiro
  • Doe Agora
    • Doe Florestas
    • Por que doar?
    • Arredonde Suas Compras
    • Doe com PayPal ou Conta Corrente
    • Doações internacionais
    • Adote uma Espécie
    • Proteja o Sistema Cantareira
  • Notícias
    • Últimas Notícias
  • Projetos
    • Baixo Rio Negro
    • Nazaré Paulista
    • Pantanal e Cerrado
    • Sul da Bahia
    • Pontal do Paranapanema
    • Projetos Temáticos
      • Voluntariado para Conservação
      • Pesquisa e Desenvolvimento / P&D
      • Áreas Protegidas
      • Integração Escola e Comunidade
      • Projeto Escolas Climáticas
      • Paisagens climáticas
      • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • Negócios Sustentáveis
    • Marketing Relacionado a Causas
    • Cases de MRC
    • Modelos de Parcerias
    • Iniciativas para Doação
  • Soluções em Educação
    • Escas
    • Mestrado Profissional
    • Pós-graduação
    • Cursos de Curta Duração
  • Publicações
    • Flora Regional
    • Boas Práticas em UCs
    • Atlas Cantareira
    • Artigos Científicos
    • Séries Técnicas, Guias e Outros Materiais
  • Estatuto
  • Código de Ética
  • Parcerias Públicas
  • Fale Conosco
  • Português
fernanda

MBA atrai jovens que buscam trabalhar com negócios e bem-estar socioambiental

12 de dezembro de 2016 Por IPE

::cck::133::/cck::
::introtext::

A publicitária carioca Fernanda de Barros Filgueiras, de 23 anos, sempre teve curiosidade sobre assuntos ligados ao desenvolvimento social e negócios na base da pirâmide. Tanto, que seu desejo por empreender em uma área social a fez ser sócia da start up Vem Gerir, com foco em microempreendedores.

::/introtext::
::fulltext::

 Quando conheceu o MBA da ESCAS neste tema, não teve dúvidas. Arrumou as malas e começou as aulas logo depois, em Nazaré Paulista, imersa na Mata Atlântica paulista e compreendendo de fato o que é pensar um negócio dentro de um panorama socioambiental sustentável. Atuando também como trainee de marketing na empresa Cielo, Fernanda acredita que as empresas têm papel fundamental no impacto socioambiental e, por isso, busca levar seu conhecimento desde já para sua área de trabalho. Nesta entrevista, ela conta como tem sido a experiência no curso da ESCAS.

Por que o interesse em Negócios Socioambientais?

Acredito que o Negócio Socioambiental é o que, de fato, vai mudar o mundo. Antigamente, havia uma divisão muito forte entre mudar o mundo e ganhar dinheiro. Quem queria mudar o mundo ia trabalhar em ONGs e quem pretendia ganhar dinheiro se arriscava em empresas. Os negócios sociais vieram justamente pra quem tem a intenção de mudar o mundo, mas, ao mesmo tempo, entende a importância do dinheiro como ferramenta. Ao identificarmos um problema social ou ambiental, não é preciso mais ficar esperando o governo resolver e nem iniciativas privadas ou pessoas físicas doarem para alguma Instituição. Hoje, já é possível ganhar a vida resolvendo problemas socioambientais, e é essa ideia que mais me encanta.

Como tem sido a experiência com o curso?

O curso não está somente atendendo às minhas expectativas, está superando-as! Confesso que, por ser sócia de uma empresa que é um negócio social, e por ter vivido, durante anos, essa experiência, fiquei com um pouco de medo de o curso ser repetitivo. Porém, ele consegue se superar a cada dia. Primeiro, tenho que destacar a qualidade do corpo docente. É, realmente, impressionante! Depois de uma aula eu penso “essa foi a melhor até agora, vai ficar difícil para o próximo professor!”. E logo depois, vem o outro e o pensamento se repete. É incrível!

Comparar professores ou temas é uma missão impossível. Talvez Rosa Maria Fisher, Grazi Comini, Cláudio e Suzana Padua mereçam o seu destaque por todo o conhecimento, comprometimento e responsabilidade em criarem um MBA “sob medida” pra nós que queremos fazer a diferença.

O curso faz jus ao nome, “Negócios Socioambientais”, ao juntar todo o conhecimento de business do CEATS/USP, com a expertise ambiental do IPÊ/ESCAS e toda a prática da Artemísia dos temas sociais. Com certeza, cada aluno tem um foco maior que o outro, uns mais pro lado social, outros pro ambiental… Mas o legal é, justamente, a complementariedade da turma pela sua multidisciplinaridade.

Há um diferencial em ficar imerso em um ambiente mais natural para as aulas como é o campus da ESCAS em Nazaré?

Com certeza! Lá, você não tem só uma aula, e sim, uma experiência socioambiental completa! Além de todo o conteúdo que eles passam, as histórias de vida de todos os professores são, realmente, muito inspiradoras. Então, você toma café com eles, almoça, janta e alguns ainda ficam para o “happy hour”! Concordo com a frase: “Digas com quem andas e te direi quem és”. É incrível poder conhecer os professores mais a fundo, fazer perguntas “extraclasse”, entender o que eles fazem no dia a dia, porque chegaram onde chegaram… Estar lá é como se você, agora, fizesse parte de um ecossistema socioambiental. Além disso, o IPÊ é um ambiente muito gostoso para ficar! O chalezinho é rodeado pela natureza, com a represa, barulho de pássaros, árvores, flores… Ali, você está longe do estresse da cidade, imerso nos assuntos de alto nível que são discutidos.

Como é a relação com profissionais de diferentes áreas em um único curso?

É o que faz o curso ser ainda mais interessante. As boas ideias e inovações vêm sempre atreladas à conexão de conhecimentos aparentemente distintos. O legal do curso é não se importar se você é publicitário, engenheiro, veterinário, administrador, qual segmento trabalha ou Estado que mora. Todos estão ali em busca de um objetivo comum. Não necessariamente você sabe pra onde seguir, e é por isso que o curso é muito rico, pois dá ensejo de entender todo o cenário socioambiental e, assim, você vai vendo onde há oportunidades e consegue se encaixar. Então, no MBA, devido a essa multidisciplinaridade, cada um “manja” mais um pouco de um tema ou outro, e todos acabam se ajudando, não só com conteúdos, mas também, a achar o seu caminho.

Você pretende realizar um projeto alinhado com os conceitos de Negócios Sociais?

Sim, o meu propósito é continuar alinhada com o conceito de negócio social pra sempre. Eu sou sócia da start up Vem Gerir, que tem como objetivo auxiliar o microempreendedor a gerir o seu negócio, de forma simples, através de consultoria, software gerencial e educação. Além disso, hoje sou trainee na empresa Cielo e estou percorrendo todas as áreas da empresa. Como eu só havia trabalhado em start up, achei que seria válido ter essa experiência em uma grande empresa pra poder entender e mapear qual é o verdadeiro papel delas na sociedade, e como poder, de fato, atuar para que empresas também sejam responsáveis pelas mudanças do mundo. O impacto que empresas de grande porte gera para a sociedade é imenso, então, o MBA me proporciona ampliar meus conhecimentos em ferramentas para atuar com mais assertividade na mitigação dos impactos negativos e o aumento dos positivos, gerando um resultado final de ganha-ganha entre empresas e a sociedade. Futuramente, penso em ser professora e atuar no mundo acadêmico, disseminando esse conceito e compartilhando experiências.

Quais são os principais aprendizados que o MBA pode trazer a um futuro empreendedor socioambiental?

O que o MBA traz, primeiramente, é a visão ampla do que é um negócio socioambiental: entender isso historicamente pra chegar à formação de todo o ecossistema atual: quem são os principais atores, qual o papel de cada um, qual é o resultado que eles estão trazendo de fato, como mensuram o impacto social, exemplos de sucesso e fracasso, qual é o modelo de negócio dessas empresas, quem são esses empreendedores, o que é importante para ter sucesso, por onde começar e como tomar decisões. Além disso, ele dá todas as ferramentas pra você ser um empreendedor socioambiental de sucesso. Apesar de esse ser o foco da maior parte do curso, o MBA ensina que, pra ser um empreendedor, você não precisa, necessariamente, abrir uma empresa. Existem diversos caminhos para serem trilhados, inclusive dentro de iniciativas privadas ou terceiro setor.

Mesmo com todo esse conhecimento eu diria que, o mais importante que o curso dá, é a esperança: nas pessoas e em um mundo melhor. Posso afirmar que o MBA me proporcionou conhecer as pessoas mais incríveis nessa vida, que detêm muito conhecimento, não só sobre os temas que estão abordando, mas sobre a vida. Ter a oportunidade de criar vínculos, poder estudar ou trabalhar com elas não tem preço.

Quando conheceu o MBA da ESCAS neste tema, não teve dúvidas. Arrumou as malas e começou as aulas logo depois, em Nazaré Paulista, imersa na Mata Atlântica paulista e compreendendo de fato o que é pensar um negócio dentro de um panorama socioambiental sustentável. Atuando também como trainee de marketing na empresa Cielo, Fernanda acredita que as empresas têm papel fundamental no impacto socioambiental e, por isso, busca levar seu conhecimento desde já para sua área de trabalho. Nesta entrevista, ela conta como tem sido a experiência no curso da ESCAS.

Por que o interesse em Negócios Socioambientais?

Acredito que o Negócio Socioambiental é o que, de fato, vai mudar o mundo. Antigamente, havia uma divisão muito forte entre mudar o mundo e ganhar dinheiro. Quem queria mudar o mundo ia trabalhar em ONGs e quem pretendia ganhar dinheiro se arriscava em empresas. Os negócios sociais vieram justamente pra quem tem a intenção de mudar o mundo, mas, ao mesmo tempo, entende a importância do dinheiro como ferramenta. Ao identificarmos um problema social ou ambiental, não é preciso mais ficar esperando o governo resolver e nem iniciativas privadas ou pessoas físicas doarem para alguma Instituição. Hoje, já é possível ganhar a vida resolvendo problemas socioambientais, e é essa ideia que mais me encanta.

Como tem sido a experiência com o curso?

O curso não está somente atendendo às minhas expectativas, está superando-as! Confesso que, por ser sócia de uma empresa que é um negócio social, e por ter vivido, durante anos, essa experiência, fiquei com um pouco de medo de o curso ser repetitivo. Porém, ele consegue se superar a cada dia. Primeiro, tenho que destacar a qualidade do corpo docente. É, realmente, impressionante! Depois de uma aula eu penso “essa foi a melhor até agora, vai ficar difícil para o próximo professor!”. E logo depois, vem o outro e o pensamento se repete. É incrível!

Comparar professores ou temas é uma missão impossível. Talvez Rosa Maria Fisher, Grazi Comini, Cláudio e Suzana Padua mereçam o seu destaque por todo o conhecimento, comprometimento e responsabilidade em criarem um MBA “sob medida” pra nós que queremos fazer a diferença.

O curso faz jus ao nome, “Negócios Socioambientais”, ao juntar todo o conhecimento de business do CEATS/USP, com a expertise ambiental do IPÊ/ESCAS e toda a prática da Artemísia dos temas sociais. Com certeza, cada aluno tem um foco maior que o outro, uns mais pro lado social, outros pro ambiental… Mas o legal é, justamente, a complementariedade da turma pela sua multidisciplinaridade.

Há um diferencial em ficar imerso em um ambiente mais natural para as aulas como é o campus da ESCAS em Nazaré?

Com certeza! Lá, você não tem só uma aula, e sim, uma experiência socioambiental completa! Além de todo o conteúdo que eles passam, as histórias de vida de todos os professores são, realmente, muito inspiradoras. Então, você toma café com eles, almoça, janta e alguns ainda ficam para o “happy hour”! Concordo com a frase: “Digas com quem andas e te direi quem és”. É incrível poder conhecer os professores mais a fundo, fazer perguntas “extraclasse”, entender o que eles fazem no dia a dia, porque chegaram onde chegaram… Estar lá é como se você, agora, fizesse parte de um ecossistema socioambiental. Além disso, o IPÊ é um ambiente muito gostoso para ficar! O chalezinho é rodeado pela natureza, com a represa, barulho de pássaros, árvores, flores… Ali, você está longe do estresse da cidade, imerso nos assuntos de alto nível que são discutidos.

Como é a relação com profissionais de diferentes áreas em um único curso?

É o que faz o curso ser ainda mais interessante. As boas ideias e inovações vêm sempre atreladas à conexão de conhecimentos aparentemente distintos. O legal do curso é não se importar se você é publicitário, engenheiro, veterinário, administrador, qual segmento trabalha ou Estado que mora. Todos estão ali em busca de um objetivo comum. Não necessariamente você sabe pra onde seguir, e é por isso que o curso é muito rico, pois dá ensejo de entender todo o cenário socioambiental e, assim, você vai vendo onde há oportunidades e consegue se encaixar. Então, no MBA, devido a essa multidisciplinaridade, cada um “manja” mais um pouco de um tema ou outro, e todos acabam se ajudando, não só com conteúdos, mas também, a achar o seu caminho.

Você pretende realizar um projeto alinhado com os conceitos de Negócios Sociais?

Sim, o meu propósito é continuar alinhada com o conceito de negócio social pra sempre. Eu sou sócia da start up Vem Gerir, que tem como objetivo auxiliar o microempreendedor a gerir o seu negócio, de forma simples, através de consultoria, software gerencial e educação. Além disso, hoje sou trainee na empresa Cielo e estou percorrendo todas as áreas da empresa. Como eu só havia trabalhado em start up, achei que seria válido ter essa experiência em uma grande empresa pra poder entender e mapear qual é o verdadeiro papel delas na sociedade, e como poder, de fato, atuar para que empresas também sejam responsáveis pelas mudanças do mundo. O impacto que empresas de grande porte gera para a sociedade é imenso, então, o MBA me proporciona ampliar meus conhecimentos em ferramentas para atuar com mais assertividade na mitigação dos impactos negativos e o aumento dos positivos, gerando um resultado final de ganha-ganha entre empresas e a sociedade. Futuramente, penso em ser professora e atuar no mundo acadêmico, disseminando esse conceito e compartilhando experiências.

Quais são os principais aprendizados que o MBA pode trazer a um futuro empreendedor socioambiental?

O que o MBA traz, primeiramente, é a visão ampla do que é um negócio socioambiental: entender isso historicamente pra chegar à formação de todo o ecossistema atual: quem são os principais atores, qual o papel de cada um, qual é o resultado que eles estão trazendo de fato, como mensuram o impacto social, exemplos de sucesso e fracasso, qual é o modelo de negócio dessas empresas, quem são esses empreendedores, o que é importante para ter sucesso, por onde começar e como tomar decisões. Além disso, ele dá todas as ferramentas pra você ser um empreendedor socioambiental de sucesso. Apesar de esse ser o foco da maior parte do curso, o MBA ensina que, pra ser um empreendedor, você não precisa, necessariamente, abrir uma empresa. Existem diversos caminhos para serem trilhados, inclusive dentro de iniciativas privadas ou terceiro setor.

Mesmo com todo esse conhecimento eu diria que, o mais importante que o curso dá, é a esperança: nas pessoas e em um mundo melhor. Posso afirmar que o MBA me proporcionou conhecer as pessoas mais incríveis nessa vida, que detêm muito conhecimento, não só sobre os temas que estão abordando, mas sobre a vida. Ter a oportunidade de criar vínculos, poder estudar ou trabalhar com elas não tem preço.

::/fulltext::
::ac_acordeon::1::/ac_acordeon::

::cck_ac_acordeon::acordeon::/cck_ac_acordeon::
::ac_titulo_acordeon|0|ac_acordeon::::/ac_titulo_acordeon|0|ac_acordeon::
::ac_texto_acordeon|0|ac_acordeon::::/ac_texto_acordeon|0|ac_acordeon::
::cckend_ac_acordeon::::/cckend_ac_acordeon::

::ac_arquivos::1::/ac_arquivos::

::cck_ac_arquivos::arquivo::/cck_ac_arquivos::
::ac_titulo_arquivo|0|ac_arquivos::::/ac_titulo_arquivo|0|ac_arquivos::
::ac_arquivo|0|ac_arquivos::::/ac_arquivo|0|ac_arquivos::
::cckend_ac_arquivos::::/cckend_ac_arquivos::

::ac_galeria::1::/ac_galeria::

::cck_ac_galeria::galeria::/cck_ac_galeria::
::ac_foto_descricao|0|ac_galeria::::/ac_foto_descricao|0|ac_galeria::
::ac_foto|0|ac_galeria::::/ac_foto|0|ac_galeria::
::cckend_ac_galeria::::/cckend_ac_galeria::

Categorias Depoimentos
A voz do aluno: Confira depoimento de Eduardo Silva Brito sobre MBA da ESCAS
Oportunidade não se deixa passar

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts Recentes

  • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima organiza Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente de Alto Rio Novo 
  • Com dois anos de safra interrompida, cacau silvestre renasce na Reserva Chico Mendes
  • Projeto REFLORA conclui primeira etapa de plantio de mudas de árvores na Amazônia  
  • Programa de Mestrado Profissional da ESCAS-IPÊ abre processo seletivo para bolsas de estudo
  • Em ano de revisão da situação da anta brasileira na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção do ICMBio, projeto ressalta a importância da espécie para a biodiversidade  

Publicações

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013

Categorias

  • Áreas Protegidas
  • Baixo Rio Negro
  • Boas Práticas
  • Cases de MRC
  • Centro de Educação e Cooperação Socioambiental para o Clima
  • COP-16 Agenda
  • COP16
  • Cursos
  • Depoimentos
  • Doe
  • Home
  • Iniciativas para Doação
  • IPÊ
  • IPÊ
  • Não categorizado
  • Negócios Sustentáveis
  • Notícias
  • Paisagens Climáticas
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Pontal do Paranapanema
  • Projetos
  • Projetos Temáticos
  • publicacoes
  • ra.2022
  • Relatórios Anuais
  • Uncategorised

Onde Estamos

Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041

Mapa para o IPÊ
Escritórios

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin

Política de Privacidade
Ouvidoria

Termos de Uso | Estatuto
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: [email protected]

plugins premium WordPress
  • Português