O dia 08/01/2023 foi marcado por atos terroristas, com a invasão e depredação dos prédios dos três poderes em Brasília: Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal. Essa é uma ofensiva contrária à democracia brasileira, que resultou em perdas irrecuperáveis, que vão muito além de mobiliário e obras de arte destruídas, pertencentes à União, ou seja, a cada cidadão do país. Fere a integridade nacional e mostra uma facção criminosa que precisa ser punida, por ter desrespeitado a nação com atos de vandalismo inaceitável, baseados em matizes ideológicas contrárias à democracia. Incitados pela não aceitação dos resultados das eleições, esses manifestantes radicais representam perigo, ao atacarem as instituições republicanas do Brasil.
O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas repudia esses e quaisquer atos agressivos, terroristas, de vandalismo e antidemocráticos que ameacem a integridade de nosso país. O IPÊ espera que medidas severas sejam tomadas pelos órgãos competentes para que episódios como os do dia 08/01/2023 e os do dia 12/12/2022, data da diplomação dos eleitos junto ao Tribunal Superior Eleitoral, jamais se repitam. A democracia brasileira levou muito tempo para ser conquistada e cada cidadão deve contribuir para sua consolidação e fortalecimento, de acordo com a Constituição Federal promulgada em 1988 que rege o país. O Estado Democrático de Direito precisa ser respeitado acima de qualquer vertente ideológica, principalmente daquelas, cujos valores ferem a integridade nacional.
Ressaltamos que o IPÊ valoriza a diversidade de ideias e opiniões, desde que manifestadas com respeito ao patrimônio e ao bem estar de todos os cidadãos. Como instituição somos apartidários, mas em todas as circunstâncias defendemos o estado democrático de direito e a nossa Constituição.