A Rede Tucumã, associação de agricultores familiares do Baixo Rio Negro (Amazônia), receberá apoio financeiro do Fundo Socioambiental CASA, por meio do Edital “Fortalecimento de Comunidades na busca pela Sustentabilidade”. Realizado em parceria com o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, o edital visa promover o fortalecimento das organizações e movimentos de base em núcleos urbanos e rurais, por meio do apoio a projetos comunitários, pelo período de um ano.
O IPÊ apoia a associação que, inclusive, teve origem após resultados de um levantamento do Instituto sobre os potenciais dos produtos da agrobiodiversidade em 29 comunidades da região. Por meio do estudo, foi verificado que existem grandes oportunidades de mercado e políticas públicas para produtos orgânicos e naturais – forma de cultivo praticada por essas comunidades. Além disso, o levantamento mostrou a grande capacidade de produção local, com uma diversidade de mais de 60 produtos como a mandioca, o tucumã, o cupuaçu e o açaí. Porém, em contraponto às oportunidades, a análise do IPÊ também apontou as dificuldades para comercializar esses produtos como o transporte, a negociação e as autorizações governamentais.
Após terem acesso aos resultados do diagnóstico, os agricultores locais decidiram se formalizar em uma associação, em 2014, para facilitar a organização da produção e comercialização.
Desde então, o IPÊ – por meio dos projetos apoiados pelo Fundo Vale e Brazil Foundation – contribui amplamente com a Rede Tucumã: a sede e o barco da associação (foto) estão em construção e sendo finalizados; também foram adquiridos equipamentos para o beneficiamento da produção (desidratadores, despolpadeiras).
Com o novo aporte financeiro do edital, espera-se: fortalecer ainda mais a organização coletiva e a Cadeia Produtiva da Agrobiodiversidade na Margem Esquerda do Baixo Rio Negro; criar um plano de ação para fortalecer o escoamento e a comercialização dos produtos; e incentivar a implementação de técnicas agrícolas sustentáveis na região.
Saiba mais sobre o Fundo Socioambiental Casa.