::cck::1090::/cck::
::introtext::
O programa de voluntariado do IPÊ lançou dia 30 de agosto o livro “Boas Práticas em Voluntariado em Unidades de Conservação”. A publicação, já disponível no site, integra a coletânea Série Técnica – Diálogos da Conservação. A obra conta com 135 páginas que destacam 29 iniciativas de ações voluntárias voltadas para os desafios da sustentabilidade global pela perspectiva da conservação da biodiversidade brasileira.
Angela Pellin, organizadora do livro, explica que o voluntariado em unidades de conservação é uma atividade que, além de proporcionar maior engajamento dos cidadãos para a conservação socioambiental, também tem apoiado o trabalho dos gestores desses locais e o alcance dos seus objetivos. Dentre as atividades possíveis, estão o apoio à visitação, a educação ambiental, a pesquisa, o monitoramento, a comunicação, entre muitas outras, inclusive o voluntariado à distância.
“No Brasil, o voluntariado associado às unidades de conservação tem crescido nos últimos anos. No nível federal, desde 2015, o IPÊ tem sido parceiro do Programa de Voluntariado do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. E o interesse de gestores e voluntários pelo programa tem se intensificado cada vez mais. Isso aconteceu, principalmente, após o ano de 2016, quando o instituto passou a considerar o voluntariado como uma estratégia de gestão voltada para o engajamento social em prol da conservação da biodiversidade”, afirma a organizadora.
A publicação é um dos resultados de dois eventos sobre voluntariado em unidades de conservação, realizados pelo IPÊ em 2021, que contou com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) além de 15 parceiros institucionais. O livro destaca os resultados positivos alcançados com o voluntariado em unidades de conservação federais no Brasil. De acordo com a publicação, apenas entre 2017 e 2020, houve aumento de quase 90% no número de áreas aptas a receberem voluntários, com cerca de 260 unidades cadastradas. No final de 2021, o número de interessados em realizar o voluntariado já alcançava mais de 40.000. Esses avanços também têm sido observados em algumas iniciativas estaduais, que têm buscado maior estruturação para o desenvolvimento de seus próprios programas.
Voluntariado em expansão no Brasil
A avaliação positiva sobre o crescimento de trabalhos voluntários no país também foi comprovada por uma pesquisa divulgada no último dia 28 de agosto, dia nacional do voluntariado. Segundo o levantamento feito pelo Instituto Datafolha em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), 34% dos brasileiros atuam de alguma forma com atividade voluntária. O estudo também mostra que nos últimos 30 anos o número de pessoas que realizam ou já realizaram alguma ação solidária subiu de 18% para 56%.
Diálogos da Conservação
A Série Técnica Diálogos da Conservação visa compartilhar experiências e aprendizados ligados aos projetos de pesquisa e de conservação que vêm sendo desenvolvidos no IPÊ, para, assim, ampliar o diálogo sobre esses temas com a sociedade. O tema voluntariado já foi abordado em uma publicação anterior Voluntariado: uma estratégia de conservação da natureza e aproximação com a sociedade, que apresentou resultados, aprendizados e reflexões sobre o tema e sugeriu uma trilha para implantação de programas de voluntariado.
A publicação está disponível para download. Clique aqui e baixe o livro gratuitamente.
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::1090::/cck::
Muito linda a ação voluntária como faço pra participar